O Festival de Música Contemporânea Brasileira promove entre suas atividades uma programação voltada para a pesquisa e a performance musical. O objetivo é criar um espaço de divulgação de produções e de fortalecimento das interações entre músicos e pesquisadores do Brasil e do exterior.
Pensando nisso, iremos repassar uma série de temas abordados nos congressos de música e nas apresentações artísticas como forma de difundir os materiais e proporcionar novas leituras e interpretações.
Abrindo esta série iremos nos concentrar nos elementos, particularidades e características da composição musical de Edino Krieger, Edson Zampronha e Paulo Costa Lima.
Homenageado durante a segunda edição do FMCB, o músico catarinense Edino Krieger possui uma vasta obra composicional que é tema de leituras e releituras. Durante o evento o professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), André Egg participou da mesa-redonda sobre a obra de Edino Krieger e nesta oportunidade, falou sobre a diversidade composicional de Krieger e a convergência de sua obra com elementos da brasilidade.
Na fala intitulada “Brasilidade e diversidade composicional: Edino Krieger e seu lugar na história da música brasileira” o autor repassa a ideia de brasilidade que começou a se fortalecer durante o século XIX.
Durante o percurso, o texto passa por importantes nomes da cultura musical brasileira como Mario de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, até chagar a uma análise mais detalhada sobre a trajetória de Edino Krieger, suas influências e o espaço conquistado por ele no cenário da composição nacional.
André Egg defende que Edino Krieger foi “o primeiro músico a confrontar a hegemonia da tradição modernista e consolidar-se como compositor mesmo sem passar pelas referências do nacionalismo conservador que havia se tornado obrigatório no Brasil desde os anos 1930”. Segundo o autor, este é um traço fundamental da assinatura de Edino Krieger.
Para ler o artigo “Brasilidade e diversidade composicional: Edino Krieger e seu lugar na história da música brasileira” de André Egg basta clicar aqui.
O artigo “Apontamentos sobre o pensamento composicional de Edson Zampronha: sensibilidade, sentido musical e diálogo com outras obras”, apresentado por Daniel Luís Barreiro se debruça sobre o estilo composicional de Edson Zampronha, homenageado durante o FMCB 4.
A exemplo de André Egg, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Daniel Luís Barreiro também participou da mesa-redonda promovida pelo Festival de Música Contemporânea Brasileira, na qual trabalhou com a ideia de sensibilidade e os entrecruzamentos entre música e outras formas de expressão artística.
O artigo, dividido em em três partes, lança um convite para percorrer as obras do compositor a partir das chaves da sensibilidade, do sentido musical e do diálogo com outras artes, fatores que ajudam a construir o universo musical a partir de referências prévias, ou “atos de transferência” (ZAMPRONHA, 2013, p. 16).
Você pode ler o trabalho completo aqui. A mesa-redonda também está disponível e pode ser acessada no vídeo a seguir.
Por fim, nossa última sugestão de leitura apresenta uma abordagem a partir da formação de compositores. Trata-se do artigo “Compondo Compositores: a influência da atividade docente de Paulo Costa Lima na formação de compositores segundo seus alunos e ex-alunos” de autoria de Eric de Oliveira Barreto, professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Neste trabalho, além de repassar os principais itinerários e características acerca da personalidade e das obras de Paulo Costa Lima, Eric também se concentra nos processos educacionais que forjaram a trajetória do compositor baiano, cujos reflexos reverberam em seus alunos e ex-alunos.
Os relatos coletados pelo autor demonstram o forte apreço do músico pela liberdade criativa e pela interconexão de áreas e práticas do saber. Eric de Oliveira Barreto afirma que este tipo de prática de ensino-aprendizagem conduz a uma “inteireza” que “que representa engajamento e integridade com o conhecimento, faz da prática pedagógica um sistema integrado saber-fazer/fazer-saber”.
Saiba mais sobre a atividade docente do nosso homenageado da terceira edição clicando aqui.