O FMCB aposta na recuperação
das áreas verdes!

Acreditamos que a arte e a cultura são aspectos que contribuem para uma melhor educação e qualidade de vida das pessoas. Para nós, o bem estar holístico importa. Por isso, além dos concertos e congressos gratuitos, o Festival de Música Contemporânea Brasileira promove também ações sociais e ambientais. Um exemplo é a distribuição de mudas para plantio.


Você sabia que apenas 2,6% do território de Campinas é coberto por vegetação nativa?


É o que aponta o Inventário Florestal da Vegetação Natural do Estado de São Paulo, publicado em 2005 pela Secretaria do Meio Ambiente/Instituto Florestal. O bioma predominante na cidade e região metropolitana é a Mata Atlântica, mas também há a existência do Cerrado.  

A meta da própria Prefeitura Municipal de Campinas é ofertar, pelo menos, 12 m² de área verde por habitante, em cumprimento a uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS). Alguns dos benefícios são aumento da umidade do ar, liberação de oxigênio na atmosfera, maior número de sombras e clima mais fresco, além do convívio em comunidade.  

Retire uma muda durante o evento de encerramento
do FMCB e contribua para essa meta!

Na sétima edição do Festival, serão distribuídas mudas das seguintes espécies:

Espécie tipicamente encontrada na Mata Atlântica, produz frutos suculentos e levemente azedos entre os meses de outubro e fevereiro, aproximadamente. Seu nome é de origem Tupi Guarani, e as explicações sobre o significado variam entre “fruta da pele tenra” ou “vermelha”. É encontrada naturalmente desde as regiões de Minas Gerais e Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.

Inclui algumas espécies de árvores frutíferas, em sua maioria de origem asiática. Ao contrário do que se pensa, nem todos os frutos são comestíveis, e há algumas espécies originárias da Europa e da América. As árvores são muito usadas de maneira ornamental por conta da beleza exuberante de suas flores. No Japão, atraem milhares de turistas todo ano.

Também muito utilizada para embelezar jardins, parques e praças, a Palmeira Fênix é originária do sudeste da Ásia. Sua altura está entre dois e quatro metros, e possui longas folhas que ajudam a fazer sombra e trazer leveza aos espaços. É uma planta fácil de cuidar, especialmente em regiões tropicais.