Edson Zampronha
Edson Zampronha

Compositor, pianista, professor e pesquisador

Edson Zampronha é um dos grandes nomes da nova geração de compositores contemporâneos. Vencedor do prêmio Sergio Motta, o mais importante outorgado para artes e tecnologia, em 2005.

Edson Zampronha nasceu no Rio de Janeiro em 1963. Muito jovem, se muda com a família para São Paulo, cidade que mais fortemente influenciará em itinerário musical. Na infância, esteve cercado de arte e música.

Filho de um artista plástico e da pianista, musicóloga e professora Maria de Lourdes Sekeff, Edson mostrou curiosidade pelas duas formas de expressão.

 

O interesse em unir diversas formas de expressão é uma das grandes características do músico e professor Edson Zampronha que afirma que “no meu desenvolvimento pessoal as artes visuais se fundiram com o som, que passou a ser uma espécie de matéria plástica para mim”. (Revista Arte Brasileira).

 

Antes de ingressar na faculdade, o jovem explorava a potencialidade infinita da música eletroacústica em seu gravador Revox. Em 1983 iniciou seus estudos em Composição Musical e Regência na UNESP, onde teve como professora, sua mãe, Maria de Lourdes Sekeff. Anos mais tarde, começa a dar aulas de Composição na mesma universidade.

 

Concluiu o mestrado em Composição Musical na UFRJ e realizou seu doutoramento em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Em sua tese, se dedicou à questões voltadas para a escrita musical, e se questionou sobre o papel da recepção nestes processos. Sempre quis entender como é possível que uma sequência de sons de qualquer tipo pode ter sentido para nós, e por que outra sequência pode não ter sentido algum  (Revista Arte Brasileira).

 

As obras do compositor exploram texturas e linguagens que mergulham na improvisação da música e da performance. Suas peças são abertas, livres para percorrer linguagens e caminhos de infinitas possibilidades.

"A afirmação de que não há nada mais a ser inventado em música, é uma afirmação dogmática, evidentemente incorreta"

Edson Zampronha
Edson Zampronha. Rio de Janeiro, RJ

Edson Zampronha recebe encomendas de obras de importantes grupos do Brasil e do exterior, como o Museum für Angewandte Kunst, da Alemanha, o Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras do México e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

 

Suas obras já foram executadas em grandes salas de concerto como a Sala São Paulo, o CBSO Centre, na Inglaterra e o Museu Nacional Rainha Sofia, na Espanha. Foi professor da UNESP por 16 anos, até que recebeu a proposta para se transferir para a Espanha, onde atuou em diversas universidades.

 

Atualmente, é professor da universidade de Oviedo. O músico conquistou por duas vezes o prêmio da Associação paulista de Crítica de Arte (1993) e (1997). Recebeu também o 6º prêmio Sergio Motta – o mais importante do Brasil para arte e tecnologia – por sua instalação sonora Poetic Attractor.

 

Por sua trajetória como músico, docente e pesquisador e por sua eterna curiosidade em explorar a música e seus diálogos com outras linguagens de expressão, Edson Zampronha foi homenageado durante a 4ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira, realizada em 2017.

Fontes

Maurício Ayer. Revista da Anppom, 2014

Musica Brasilis

Revista Arte Brasileira

Vídeos

Trabalhos Sobre Edson Zampronha

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Fotos

Saiba Mais