Gilberto mendes
Gilberto Mendes

Compositor, maestro, escritor e professor

Pioneiro da música concreta no Brasil e criador do Festival Música Nova. Gilberto Mendes era membro honorário da Academia Brasileira de Música e recebeu em 2004 a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

“Gilberto Mendes, cidadão santista. Filho de um médico e de uma professora primária.
Uma pessoa marcada pelo lugar onde mora. Sempre tive essa coisa oceânica, dos mares, pois o mar é também uma abertura para o mundo”. 
Assim se auto definiu o compositor em entrevista ao jornalista Marcelo Pinheiro, do portal Arte Brasileiros.

 

A influência das águas de sua cidade natal, Santos, descortinaram para ele a vastidão do mundo, que se acercava através dos navios de muitas partes que ali atracavam. Seu pai, Odorico, faleceu quando Gilberto tinha apenas 5 anos. A mãe, Ana, criou os filhos com bastante dificuldade. O pouco ingresso financeiro da família adiou o encontro entre Gilberto e a música, já que os instrumentos, sobretudo o piano, eram muito caros.

 

Depois de cursar Direito por dois anos em São Paulo, foi confrontado pelo cunhado que relembrou Gilberto de seu amor pela Música. Foi aí que retornou para Santos e ingressou no Conservatório da cidade no início da década de 1940. Em 1949 compôs sua primeira peça, Episódio, com poesia de Carlos Drummond de Andrade.

 

Participou do curso de férias Ferienkurse für Neue Musik na Alemanha em 1962 e 1968. Ainda em 1962 cria o Festival Música Nova, evento anual do qual foi diretor artístico até 2010. 

 

No ano seguinte, assina o Manifesto Música Nova ao lado dos músicos Willy Corrêa de Oliveira, Olivier Toni, Rogério Duprat, Damiano Cozzela e Julio Medaglia. Este documento propunha novos rumos para a música brasileira, e assim como o Festival homônimo buscava se distanciar da raiz nacionalista instalada nas composições brasileiras.

"Botei a mão no piano pela primeira vez aos 20 anos. Comecei idoso."

Gilberto Mendes
Gilberto Mendes. Santos, SP

Ainda na década de 1960 compôs duas importantes peças de seu repertório: Motet em Ré Menor – escrita para coral, sobre poema de Décio Pignatari, que originalmente recebeu o título Beba Coca-Cola – e Santos Football Music – peça que apresenta intervenções da plateia e dos músicos, como gritos de gol, traves de futebol no palco e conta com a presença da arbitragem – esta última, recebeu o I Prêmio Santos Vivo.

 

Como professor, Gilberto Mendes lecionou na USP e em instituições dos Estados Unidos como a Universidade do Texas e a Wisconsin-Milwaukee.

 

As águas do mar de Santos que tanto lhe fascinavam, levaram suas obras aos 5 continentes. Sua música, é especialmente reconhecida na Europa e seu nome consta como verbete nas principais enciclopédias e dicionários como o Grove (publicado em inglês) e o Rieman (publicado em alemão).

 

Entre os principais prêmios e honrarias recebidos, destacam-se a Bolsa Vitae, o prêmio Sergio Mota hors concours (2003) e o título de “Cidadão Emérito” de Santos. Recebeu também a Ordem do Mérito Cultural, outorgado pelo Ministério da Cultura (2004). Gilberto Mendes era membro honorário da Academia Brasileira de Música e do Colégio de Compositores Latino-Americanos de Música de Arte, com sede no México.

 

Por seu pioneirismo e por sua contribuição à cultura brasileira o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) homenageou Gilberto Mendes durante a sua 2ª edição, realizada em 2015.

 

O compositor faleceu aos 93 anos, em 1º de janeiro de 2016 em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Em 2018, a cidade de Santos inaugurou o Espaço Cultural Maestro Gilberto Mendes e nesta ocasião, partituras do acervo de Gilberto Mendes foram doadas ao público.

Fontes

Arte Brasileiros

Musica Brasilis

Vídeos

Trabalhos Sobre Gilberto Mendes

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Fotos

Saiba Mais