FMCB promove live sobre a obra de Gilberto Mendes com a professora Carla Delgado

Festival de Música Contemporânea Brasileira
Especial Edmundo Villani-Côrtes 90 anos: Práticas Interpretativas
9 de novembro, 2020
Festival de Música Contemporânea Brasileira
Especial Edmundo Villani-Côrtes 90 anos: Um compositor entre o erudito e o popular
9 de novembro, 2020

Na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, a partir das 17h00, acontece a live “Gilberto Mendes e os caminhos da música contemporânea no Brasil”. A conversa será transmitida no canal no YouTube do Grupo Sintonize.

Nesta oportunidade a diretora artística do FMCB, Thais Nicolau recebe a professora e pesquisadora Carla Delgado (UEL) para um bate-papo sobre música contemporânea, com destaque para a obra do compositor Gilberto Mendes.

Festival de Música Contemporânea Brasileira

Sobre Carla Delgado

Carla Delgado de Souza é antropóloga, graduada em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (2002), mestre em antropologia pela Universidade de São Paulo – USP (2006) e doutora em antropologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2011), tendo realizado estágio doutoral no Departamento de Musicologia da University of British Columbia – UBC, Canadá, em 2010.

É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina – UEL desde 2013 e professora do curso de especialização em antropologia: diferença, desigualdade e poder, onde orienta trabalhos que versem sobre antropologia, arte e direitos humanos.

É coordenadora do LAVIS – Laboratório de Antropologia Visual e Sonora e coordenadora do projeto de pesquisa: “As subjetividades e os processos de subjetivação na vida social: um entendimento da agência como parte integrante da análise social”. Desde a graduação, suas pesquisas voltam-se para o entendimento da interface música e sociedade, merecendo destaque o mestrado sobre Heitor Villa-Lobos e o canto orfeônico no Brasil e o doutorado sobre a trajetória artística do compositor Gilberto Mendes, que culminou na publicação do livro: “Gilberto Mendes: entre a vida e a arte”, pela Editora da Unicamp, em 2013. Recentemente desenvolveu uma pesquisa sobre a West-Eastern Divan Orchestra, grupo musical árabe-israelense dirigido por Daniel Barenboim. Interessa-se também pelas discussões sobre antropologia da música e antropologia da arte, estudos de trajetória e escrita etnográfica.

Você pode acessar a tese Os caminhos de Gilberto Mendes e a música erudita no Brasil, defendida por Carla Delgado na Unicamp em 2011 clicando aqui.