O compositor, escritor, maestro e professor, Gilberto Mendes foi homenageado em 2015, durante a segunda edição do FMCB. O músico, partiu em 2016, nos deixando uma obra criativa incomensurável. Em nosso site, desejamos reunir trabalhos acerca deste grande nome da cultura brasileira.
Gilberto Mendes nasceu em Santos, no litoral paulista. Influenciado pela imensidão do mar e pelas muitas nacionalidades que ali atracavam buscou na música, uma forma de percorrer o mundo.
Em 1962, cria o Festival Música Nova, evento anual do qual foi diretor artístico até 2010. No ano seguinte, assina o Manifesto Música Nova ao lado dos músicos Willy Corrêa de Oliveira, Olivier Toni, Rogério Duprat, Damiano Cozzela e Julio Medaglia, que buscava novos rumos para a música brasileira, contrapondo-se ao nacionalismo predominante nas composições.
Na página dedicada a Gilberto Mendes você pode conhecer um pouco mais de sua biografia e acessar as fotos e os vídeos de sua participação como homenageado durante o FMCB 2. O Festival disponibiliza também momentos marcantes como o bate-papo entre Gilberto Mendes e Edino Krieger . Os vídeos do FMCB podem ser visualizados em nosso site ou, em nosso canal no YouTube.
Como forma de dar visibilidade à produção acadêmica acerca da vida e da obra de Gilberto Mendes, o FMCB propõe construir um repositório colaborativo e de referência, voltado para temas que abordem aspectos da vida e da obra do compositor.
Recebemos em fluxo contínuo artigos, ensaios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, entrevistas, resenhas e outros trabalhos acadêmicos ou técnicos dedicados a Gilberto Mendes. Para enviar a sua contribuição, basta clicar aqui.
Os trabalhos submetidos passam por avaliação prévia, e uma vez aprovados, serão disponibilizados para consulta na página do compositor. Os autores recebem certificado de publicação online.
Os trabalhos apresentados durante o evento também estão disponíveis gratuitamente em nosso site. Na página dedicada a Gilberto Mendes, você encontra as contribuições dos pesquisadores Flo Menezes, Alexandre Ficagna, Fernando Magre, Tadeu Moraes Taffarello, Denise Garcia, Clayton Rosa Mamedes, Denise Castilho de Oliveira e Susana Cecilia Igayara-Souza.