O FMCB realiza mais uma live dedicada à obra do compositor Gilberto Mendes, homenageado durante a segunda edição do festival, realizada em 2015. O compositor, natural de Santos desenvolveu um vasto e importante trabalho dedicado à pesquisa, criação e à educação musical brasileira. Mendes foi um dos pioneiros da música concreta no Brasil e em sua produção buscou estabelecer diálogo com outras formas de expressão como a poesia, a literatura e o cinema.
O tema da conversa desta semana será “A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais“. Nesta exposição, o doutorando em música pela Unicamp, Fernando Magre, falará sobre o conceito de música-teatro, que foi desenvolvido por Florivaldo Menezes (2006), as referências cinematográficas incorporadas por Gilberto Mendes em suas obras e o papel da memória em seus processos de criação.
Para acessar a transmissão, que acontece na terça-feira, dia 29 de setembro a partir das 17h00, basta clicar aqui e acessar o canal do Grupo Sintonize no YouTube.
Não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção de Gilberto Mendes e de tirar dúvidas com nosso o convidado!
Sobre Fernando Magre
Fernando Magre é musicólogo, graduado e especialista em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com bolsa Fapesp. Membro do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolveu estágios de pesquisa com bolsas Fapesp e FCT. Membro do Centro de Estudos de Música e Mídia (MusiMid) e do comitê editorial da Revista Brasileira de Estudos de Música e Mídia. Desenvolve pesquisas sobre música contemporânea brasileira, com ênfase em música-teatro e na obra de Gilberto Mendes.
Em nosso site você encontra os seguintes trabalhos publicados pelo autor: