Trabalho aborda o contexto composicional das obras didáticas de Liduino Pitombeira

Festival de Música Contemporânea Brasileira
Homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira se encontram para bate-papo e concerto gratuito do Unicamp Cello Ensemble
11 de março, 2020
a bad donato
Disco “A bad Donato” de João Donato completa 50 anos em 2020
13 de março, 2020
 

As professoras Denise Andrade de Freitas Martins e Luciana Monteiro de Castro apresentam no dia 26 de março às 11h30 da manhã a comunicação oral “Trabalhos didáticos de Liduino Pitombeira“.

O trabalho se concentra em explorar as ações em torno do estímulo da prática do estudo do piano, se concentrando nas ações e práticas de Liduino Pitombeira. A pesquisa destaca não apenas os estudos filológicos, mas também considera o diálogo com os compositores acerca de seus processos criativos.

Denise Andrade de Freitas Martins é licenciada em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), Bacharel em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1987), Mestre em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro (2000), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015), residente Pós-Doutoral em Música na Universidade Federal de Minas Gerais (2019). É professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e coordenadora do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” de Ituiutaba/MG. Atua principalmente na área de educação, música, arte e cultura, com experiência em projetos de extensão desenvolvidos junto à Educação Básica (Educação Integral) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Luciana Monteiro de Castro se formou em Canto pela UFMG e Conservatório Nacional de Lisboa. Concluiu Mestrado em Performance e Doutorado em Literatura Comparada pela UFMG, com enfoque em estudos semióticos da canção. Foi solista em obras sinfônicas como II Sinfonia de Mahler, Romeu e Julieta de Berlioz, Messias de Haendel, IX Sinfonia de Beethoven, Te Deum de Bruckner, dentre outras, sob a regência de nomes como David Machado, I. Karabtchevsky, R. Tibiriçá e Silvio Viegas. Na ópera, cantou os papeis título de Carmen de Bizet, Dido e Eneas de Purcell, Orfeo de Gluck. Representou recentemente Meg Mage em Faustaff de Verdi, Condessa de
Coigny, em Andrea Chenier de Giordano, Suzuki, em Madame Butterffly de Puccini e Gertrude, em Romeu e Julieta de Gounod. Desde 2002 leciona na Escola de Música da UFMG, onde atua na graduação e pós-graduação. Ali integra o grupo de pesquisa “Resgate da canção brasileira” e coordena o Programa de Extensão “Selo Minas de Som”, voltado para gravação fonográfica edição de partituras de música brasileira.