Ronaldo Miranda iniciou sua carreira através da crítica musical escrevendo para o Jornal do Brasil na década de 60. Autor de uma vasta obra que abarca peças orquestrais, vocais e óperas como A Tempestade (2006), de William Shakespeare e O Menino e a Liberdade (2013), de Paulo Bonfim.
Suas composições já foram apresentadas em importantes salas de concerto ao redor do mundo como o Teatro Colón, em Buenos Aires, a Tonhalle, em Zurique, o Mozarteum, em Salzburgo e o Queen Elizabeth Hall, em Londres.
Ronaldo Miranda também foi diretor-adjunto do Instituto Nacional de Música da FUNARTE e diretor da Sala Cecília Meireles, uma das mais importantes do Brasil. O compositor também é membro da Academia Brasileira de Música, onde ocupa a cadeira de número 13, cujo patrono é José Amat.
O compositor, professor e crítico musical Ronaldo Miranda foi homenageado durante a terceira edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) realizado em 2016 na cidade de Campinas. Durante o evento, foram promovidas mesas-redondas, comunicações orais, apresentações artísticas e concertos comentados com a presença do compositor. Todas estas atividades podem ser acessadas na página dedicada ao compositor em nosso site. Aqui você encontra informações sobre a biografia de Ronaldo Miranda, vídeos, fotos, links com informações complementares e também, os trabalhos dedicados à sua obra apresentados durante o FMCB. Estão disponíveis em nosso site as contribuições de Eliane Tokeshi (USP), Ricardo Lobo Kubala (UNESP), Lidia Bazarian (EMESP), Giuliano Rosas (OSESP), Laura Moraes Umbelino (UFG), Mauricy Matos Martin (Unicamp), Gisele Pires Mota (UNB) e Potiguara C. Menezes (USP).Acesse estas e mais informações sobre Ronaldo Miranda clicando aqui.
O FMCB disponibiliza um espaço que visa incentivar a divulgação acadêmica acerca da música contemporânea brasileira. Você pode fazer parte da construção de um repositório colaborativo e de referência, voltado para temas que abordem aspectos da vida e das obras dos compositores homenageados durante o festival.
Recebemos em fluxo contínuo artigos, ensaios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, entrevistas, resenhas e outros trabalhos acadêmicos ou técnicos dedicados ao compositor Ronaldo Miranda. Para enviar a sua contribuição, basta clicar aqui.
Os trabalhos submetidos passam por avaliação prévia, e uma vez aprovados, serão disponibilizados para consulta na página do compositor. Os autores recebem certificado de publicação online