Guinga

Trabalhos Sobre Guinga

Autor: Potiguara C. Menezes (USP)

 

Trabalho publicado nos Anais da 3ª edição do FMCB realizada em 2016

 

O foco principal dessa análise incidiu sobre dois pontos: 1. a identificação determinadas estruturas rítmicas recorrentes na construção das peças de Miranda – como os agrupamentos < 332> e <33334> -, bem como seus processos de variação e abstração; 2. as relações entre elementos musicais afro-latino-americanos e essas estruturas encontradas. Clique aqui para ler o artigo completo.

Autora: Gisele Pires Mota (UNB)


Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014.

 

Ao deparar com um texto em prosa com temática contemporânea e com elementos musicais atonais, cantor e pianista devem buscar ferramentas e escolhas interpretativas diferenciadas para construção da performance. Para tanto, a poesia foi clarificada através de ferramentas como as análises poéticas de Antônio Cândido (1984) e Norma Goldstein (2006). Em “Cotidiano” foi usada a Teoria dos Conjuntos desenvolvida por Allen Forte (1973) para análise da música. O principal objetivo da presente investigação é propiciar elementos para criação de uma imagem artística que englobe compreensão poética, entendimento musical e de detecção de possíveis problemas técnicos.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO.

Autores: Laura Moraes Umbelino (UFG), Mauricy Matos Martin (Unicamp)

 

Trabalho publicado nos Anais da 3ª edição do FMCB realizada em 2016

 

 

Este Recital Palestra abordou alguns procedimentos composicionais de Ronaldo Miranda em suas obras Toccata e Estrela Brilhante, a fim de proporcionar, através da análise musical e do contexto histórico em que estão inseridas, subsídios para as escolhas interpretativas. Algumas das mudanças que aconteceram na música brasileira podem ser evidenciadas na trajetória histórica de Ronaldo Miranda (1948). O compositor integra, segundo a estrutura proposta pelo musicólogo Vasco Mariz (2001), a Terceira Geração Independente – ao lado de outros compositores, como Ernani Aguiar (1950) e Amaral Vieira (1952), que não aderiram apenas a uma corrente estética, mas passam por diferentes fases, como o neo-romantismo, modalismo, atonalismo, neotonalismo. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autores: Eliane Tokeshi (USP), Ricardo Lobo Kubala (UNESP), Lidia Bazarian (EMESP), Giuliano Rosas (OSESP).


Trabalho publicado nos Anais da 3ª edição do FMCB realizada em 2016.


Esta pesquisa teve por objetivo analisar e relatar processos interpretativos verificados durante a preparação para apresentações em público e registro sonoro em CD de Seis Fragmentos de um Inverno Solar, para violino, clarinete e piano, do compositor Ronaldo Miranda (2013). As etapas para a construção da performance foram: a exploração de efeitos expressivos, evocados pelo caráter poético do título, tanto da obra como dos movimentos; tomadas de decisões técnico-interpretativas influenciadas pelas especificidades de cada instrumento; e estudo analítico da obra. Foram utilizados softwares para auxiliar na avaliação dos resultados em gravações. Aferiu-se que o aspecto tempo manteve-se constante enquanto outros como articulação, timbre e fraseado foram alterados. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Saiba Mais