egberto gismonti
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Trabalhos Sobre Egberto Gismonti

Autor: Paulo Tiné (Unicamp)
Trabalho publicado nos Anais da 5ª edição do FMCB realizada em 2018

O presente artigo realiza uma análise da peça “Forró” do compositor bra- sileiro Egberto Gismonti, gravada pela primeira vez pelo conjunto Egberto Gismonti Group em 1993 e lançada no álbum “Música de Sobrevivência” pelo selo ECM records. A análise aqui apresentada foi realizada através de um cotejamento da versão fonográfica com o manuscrito do autor para quarteto de violões. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Renato Sousa Porto Gilioli
Trabalho publicado nos Anais da 5ª edição do FMCB realizada em 2018

Este trabalho averigua em que aspectos o processo composicional e a performance de Egberto Gismonti se fundamentam na “gramática” musical brasileira defendida por Mário de Andrade. Efetua-se análise teórica das propostas de Mário de Andrade, cotejando-as com entrevista e elementos da criação artística de Egberto Gismonti. Constata-se que Gismonti utiliza sistematicamente, entre outros, notas rebatidas na descendente, síncopas, elementos da modinha, intervalos de terça (e sexta) e preocupa-se com uma orquestração brasileira.
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Autores: Marcelo G. M. Magalhães Pinto Fausto Borém (UFMG)
Trabalho recebido em fluxo contínuo. Publicado originalmente na Revista Per Musi, 2013



Estudo analítico sobre as práticas composicionais e improvisatórias de Egberto Gismonti na sua música Frevo para piano, especialmente na interseção entre os procedimentos de desenvolvimento temático e improvisação. A partir da versão gravada no disco Alma (GISMONTI,1987a), cuja transcrição foi realizada pelos autores do presente artigo e publicada no presente volume de Per Musi (GISMONTI, 2013, p.125-144), observa-se como Gismonti obtém grande unidade na realização de Frevo a partir da recorrência e diversas transformações de apenas cinco motivos ao longo da obra. A análise também revela uma hibridação de elementos da música popular (frevo, jazz, improvisação) e erudita (com reflexos de métodos da técnica para piano, J. S. Bach, F. Chopin, H. Villa-Lobos, da Primeira e Segunda Escolas de Viena e do período pós-1950). CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Marcelo G. M. Magalhães Pinto (University of Rochester)
Trabalho recebido em fluxo contínuo. Tese de doutorado defendida na Escola de Música da University of Rochester, 2015.


The project traces the history of the Choro and analyzes Egberto Gismonti’s 7 Anéis for piano solo. Since Gismonti’s composition is a prime example of the Choro , the discussion begins with a brief survey of the genre and its role in the development of Brazilian music. The paper traces the origins of Brazilian music back to the country’s discovery in 1500 through its expansion in the 19 th and 20 th centuries.
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Autora: Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA)
Trabalho recebido em fluxo contínuo. Publicado originalmente na Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 2015.

Este artigo tem como objetivo dis-cutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedi-mentos musicais que fizeram parte da constru-ção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas composi-ções, a discussão procura associar a construção de sua sonoridade com o contexto da indústria fonográfica e da música popular brasileira daquele momento, trazendo à tona os debates sobre forma e conteúdo numa perspectiva que leva em conta alguns conceitos-chave para a compreensão dessa nova estética: sonoridade, inclusão, recriação e transcriação. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autora: Maria Beatriz Cyrino Moreira
Trabalho recebido em fluxo contínuo. Tese defendida no PPG em Música da Unicamp, 2016.

Este trabalho consiste em uma investigação sobre o início da carreira do músico brasileiro Egberto Gismonti entre os anos de 1969 e 1977. A pesquisa procura contextualizar a inserção do artista dentro do campo da música popular brasileira no período de transição das décadas, marcado por transformações diversas dentre as quais podemos citar a expansão da indústria fonográfica e seu desenvolvimento tecnológico e as transformações estéticas da canção popular, que se via cada vez mais abertas às informações de gêneros e estilos estrangeiros. CLIQUE AQUI PARA LER O TRABALHO COMPLETO

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