Edmundo Villani-Côrtes
Villani-Côrtes

Trabalhos Sobre Edmundo Villani-Côrtes

Autor: Achille Picchi,(UNESP)
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

Em princípio vou apontar, nesta mesa dedicada a refletir sobre Edmundo Villani-Côrtes, três idéias em torno deste compositor, tão somente para abrir a discussão compositor-obra-contexto.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autora: Iracele Vera Lívero,(Unicamp)
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

Edmundo Villani-Côrtes vem à luz ao final de um ano de transformações na feição do Brasil que se conhecia até então. Eram tempos difíceis, tempos de revolução, tempos de guerra. A família era de músicos; o pai, Augusto, flautista; o tio, também Augusto, tocava violão e, convocado para a guerra, deixou o instrumento que o pequeno Edmundo começou manipulando. Mas logo passou ao piano, que passou a ser seu instrumento desde os 17 anos. Desde, então, aparecem as primeiras oportunidades profissionais como pianista de bailes e passa a compor suas primeiras obras.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Alfeu Rodrigues de Araujo Filho
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

O presente artigo traz uma reflexão analítica da Ritmata nr.1 de Edmundo Villani-Côrtes, onde “a análise pode servir como ferramenta de ensino para o intérprete, para o ouvinte e muitas vezes para o compositor, porém, conserva sempre uma particularidade: o processo da descoberta”(IAN BENT, 1988).
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Cíntia Macedo Albrecht,(UFSCAR), Paulo Adriano Ronqui,(Unicamp) e Jailton Oliveira,
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

 

O presente trabalho apresenta resultados de uma análise estrutural do primeiro movimento do Concerto n. 1 para Trompete de Edmundo Villani-Côrtes, “Ponteio para as Alterosas” e uma proposta interpretativa. A análise estrutural é inicialmente feita sob o ponto de vista de um dos autores, um compositor e depois por uma intérprete com a fundamentação teórica nos estudos de Joseph Straus.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Saiba Mais