Autor: Thiago de Campos Kreutz,(Fundarte) e Eduardo Meirinhos (EMAC- UFG)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015
Até o momento Edino Krieger compôs cinco obras para violão solo: Prelúdio(1955), Ritmata (1974), Romanceiro (1984), Passacalha para Fred Schneiter (2002) e Alternâncias (2008). Essas obras, cronologicamente, contemplam três dos quatro períodos composicionais do compositor. Estes se caracterizam pela utilização de elementos de diferentes vertentes composicionais e estéticas, tais como: serialismo, vanguardas europeias dos anos 1920, indeterminação, neoclassicismo e elementos de música brasileira. CLIQUE AQUI PARA LER O RESUMO DO TRABALHO
Autor: André Egg (UNESPAR)
Trabalho publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.
O convite para participar da mesa redonda “Edino Krieger: brasilidade e diversidade composicional” me levou a uma reflexão ensaística sobre a tensão entre brasilidade e diversidade, e a forma como se posicionaram em relação a estes polos alguns compositores chave da música brasileira. A ideia central é de que Edino Krieger se posiciona de maneira diferenciada em relação a estas questões, já na década de 1950, quando se consolida como um compositor relevante no cenário nacional, e contribui para superar certo paradigma de brasilidade que constitui percalço quase incontornável no trabalho dos compositores de gerações anteriores.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Autor: Achille Picchi (UNESP)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.
Nestas notas, falando como compositor e pesquisador de música brasileira, gostaria de coligir alguns pensamentos, observações e admirações sobre e em torno deste gigante da composição nacional, Edino Krieger.
Autora: Gyovana de Castro Carneiro (EMAC-UFG)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015
Esta comunicação relata o detalhamento analítico da obra Sonata para piano a quatro mãos de Edino Krieger, destacado participante do Grupo Música Viva, que embora discípulo e defensor das ideias inovadoras de Koellreutter, sempre manteve sua independência com relação à ortodoxia e a liberdade na aplicação dos novos princípios composicionais.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Autoras: Salomêa Gandelman e Ingrid Barancovski
Artigo publicado na revista Debates, n.3 do PPGM (UNIRIO), 1999.
O artigo examina a totalidade da produção pianística de Edino Krieger em seus aspectos melódico, rítmico, textural, formal, estético e pianístico, estabelecendo elos e contrastes entre os diferentes períodos estilísticos do compositor. As obras são contextualizadas historicamente na música brasileira das décadas de 1940 a 1960, a fim de estabelecer a posição e a contribuição de Edino Krieger no desenvolvimento da literatura pianística brasileira contemporânea.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Autor: Ednésio Teixeira Pimentel Canto (UFPA)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.
O trabalho pretende analisar a obra para piano solo, Sonatina, do compositor brasileiro Edino Krieger, com o objetivo de abordar elementos tais como textura, altura, harmonia, rítmica, entre outros, com perspectivas conceituais de tempo e espaço, seguindo uma leitura fenomenológica da escuta e da percepção a partir da identificação de técnicas composicionais empregadas na obra.
CLIQUE AQUI PARA LER O RESUMO DO TRABALHO
Autor: Ricardo Henrique Serrão (UNICAMP)
Trabalho publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.
O primeiro compasso de Ritmata inicia-se com a técnica do Martellato de mão esquerda e direita que consiste basicamente em realizar a articulação de um ligado ascendente buscando a sonoridade percussiva das cordas sobre os trastos bem como as sonoridades transientes resultantes desta. Estes martellatos estão associados a recursos idiomáticos tradicionais, como por exemplo, a utilização de intervalos em ressonância entre duas cordas, também conhecido como efeito Campanella.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |