Publique Conosco! FMCB recebe trabalhos sobre Edmundo Villani-Côrtes

Hermeto Pascoal e Edson Zampronha FMCB 4
FMCB recebe artigos acadêmicos sobre Hermeto Pascoal e Edson Zampronha
5 de outubro, 2020
Villani-Côrtes 90 anos
Especial Edmundo Villani-Côrtes 90 anos: Professora da UNESP aborda aspectos da obra compositor
2 de novembro, 2020

A história do Festival de Música Contemporânea Brasileira se entrelaça com as obras de Edmundo Villani-Côrtes. Isso porque, ao concluir sua pesquisa doutoral, dedicada às obras para piano e orquestra do compositor mineiro, Thais Nicolau pensou em formas de ampliar a divulgação do acervo sonoro brasileiro e de expandir a circulação dos saberes acadêmicos.

Deste desejo surgiu o FMCB, festival dedicado à música contemporânea brasileira que é realizado desde 2014 na cidade de Campinas. Em nossa primeira edição, o homenageado, como não poderia deixar de ser, foi Edmundo Villani-Côrtes, que compartilhou as honrarias com Ricardo Tacuchian.

Edmundo Villâni-Cortes possui uma extensa carreira dedicada à música. O compositor, que formalizou seus estudos sobre piano no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, atou em casas de espetáculos e rádios como a Tupi, Bandeirantes, Record e Gazeta. Na televisão integrou a equipe musical do programa Jô Onze e Meia, emitido pelo SBT.

Começou a lecionar em 1973, na Academia Paulista de Música. Em 1982 assumiu as disciplinas de Contraponto e Composição na UNESP e entre 1992 e 1996, integrou o corpo docente do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Suas obras foram premiadas em diversas ocasiões como na Feira Livre de Música Popular Brasileira, realizada na Cidade do México (1981), no centenário de Mario de Andrade, com Rua Aurora (1993), e recebeu menção honrosa no Noneto de Munique (1978). Em 2014 o compositor foi eleito para a academia brasileira de música, instituição em que ocupa a cadeira de número 11.

A riqueza de seu repertório musical desperta interesse, não apenas dos apreciadores da música contemporânea e de estudiosos do tema, mas também, de todos que se aproximaram do FMCB ao longo de suas seis edições. As obras de Edmundo Villani-Côrtes, mescladas ao desejo de democratizar a cultura brasileira de nossa diretora artística, Thais Nicolau, abriram caminho para a criação de um evento singular, que promove o encontro entre a pesquisa e a performance musical.

Durante a primeira edição do FMCB recebemos as contribuições de Achille Picchi, Iracele Vera Lívero, Alfeu Rodrigues de Araujo Filho, Cíntia Macedo Albrecht, Paulo Adriano Ronqui e Jailton Oliveira.

Estes trabalhos estão disponíveis nos Anais do evento e também na página dedicada ao compositor. Aqui você encontra a biografia de Edmundo Villani-Côrtes, fotos, vídeos, entrevistas e mais informações sobre o pianista.

Edmundo Villani-Côrtes
Edmundo Villani-Côrtes durante a primeira edição do FMCB (2014)

Publique aqui!

Em nosso site criamos um espaço colaborativo para a divulgação acadêmica sobre a música contemporânea. Recebemos em fluxo contínuo artigos, ensaios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, entrevistas, resenhas e outros trabalhos acadêmicos ou técnicos dedicados ao compositor Edmundo Villani-Côrtes. Para enviar a sua contribuição, basta clicar aqui.

Os trabalhos submetidos passam por avaliação prévia, e uma vez aprovados, serão disponibilizados para consulta na página do compositor. Os autores recebem certificado de publicação online. Construa conosco a história da música contemporânea brasileira!