João Donato realiza apresentação gratuita em Campinas nesta quinta-feira

Um dos pioneiros da bossa-nova, João Donato, se apresenta nesta quinta-feira, dia 24 de março no Teatro Castro Mendes a partir das 20h00. O concerto também será transmitido pela internet.

O compositor João Donato, homenageado da sétima edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira, se apresenta nesta quinta-feira, dia 24 de março, a partir das 20h00 no Teatro Municipal Castro Mendes em Campinas. 

 

 

Para marcar sua participação no festival João Donato realiza um concerto comentado ao lado dos músicos  Luiz Carlos Carvalho Alves (contrabaixo), Roberto da Silva (bateria) e Ricardo Pontes Ribeiro (saxofone e flauta). No repertório estarão canções que abarcam os seus mais de 70 anos de carreira e muitas histórias que envolvem a criação destas composições.

 

 

João Donato é natural do Acre e iniciou suas atividades ainda na infância, tocando acordeom. Iniciou sua carreira profissional em 1949, no grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, e no conjunto do violinista Fafá Lemos. Em 1956 gravou o seu primeiro álbum “Chá Dançante”, produzido por Tom Jobim. O músico viveu e atuou também nos  Estados Unidos e gravou com grandes nomes do jazz como Bud Shank, Herbie Mann e Chet Baker. No Brasil atuou ao lado de artistas dos mais diversos estilos como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil, Marcelo D2, Cazuza, Joyce Moreno, Tulipa Ruiz e mais recentemente, Jards Macalé com quem lançou o álbum Síntese do lance (2021).

João Donato é natural do Acre e iniciou suas atividades ainda na infância, tocando acordeom. Iniciou sua carreira profissional em 1949, no grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, e no conjunto do violinista Fafá Lemos. Em 1956 gravou o seu primeiro álbum “Chá Dançante”, produzido por Tom Jobim. O músico viveu e atuou também nos  Estados Unidos e gravou com grandes nomes do jazz como Bud Shank, Herbie Mann e Chet Baker. No Brasil atuou ao lado de artistas dos mais diversos estilos como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil, Marcelo D2, Joyce Moreno e Tulipa Ruiz. 

 

 

O Festival de Música Contemporânea Brasileira acontece entre os dias 22 e 26 de março. O evento é produzido pelo Grupo Sintonize e apresentado pela CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL. A entrada para este e os demais concertos do Festival de Música Contemporânea Brasieira é gratuita e os ingressos podem ser reservados com duas horas de antecedência através da plataforma Sympla 

 

 

Para aqueles que não puderem comparecer ao evento, o FMCB preparou uma grande novidade: todos os concertos noturnos do festival de música contemporânea brasileira serão transmitidos no canal no YouTube do Grupo Sintonize.

 

Inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nenhuma novidade.

Helena Antunes de Moraes

Analista de Comunicação