FMCB promove congresso sobre a obra de João Donato

Marcelo Silva Gomes e Paulo José de Siqueira Tiné falam sobre o Songbook de João Donato (1999) na sexta-feira, dia 25 de março.

A sétima edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) promove um congresso para discutir as obras e a biografia dos compositores homenageados. Estas atividades acontecem nos dias 24 e 25 de março de 2022, a partir das 10h00 no Instituto de Artes da UNICAMP.


Na sexta-feira as atividades serão dedicadas exclusivamente à vida e à obra de João Donato. A partir das 10h30 o público poderá mergulhar na obra do compositor acreano através da comunicação oral “O Songbook de João Donato: uma visão panorâmica” conduzida por Marcelo Silva Gomes e Paulo José de Siqueira Tiné. 


A proposta dos autores é discutir o recorte utilizado na construção do Songbook de João Donato e refletir sobre as características que ficam em evidência e as que são amenizadas e até mesmo, apagadas, dentro do repertório do compositor a partir do olhar do autor Almir Chediak.


O congresso de música do FMCB será realizado no Instituto de Artes da Unicamp que está localizado na rua Elis Regina, 50 Cidade Universitária – Zeferino Vaz, Campinas – SP. O evento é gratuito e as atividades oferecem certificado de participação para os ouvintes. Os interessados em participar como ouvintes do congresso devem apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19 e permanecer no auditório utilizando máscara de proteção.

Sobre
Paulo Tiné

Paulo Tiné é bacharel em regência e doutor em Música pela ECA-USP. Estudou também com Ricardo Rizek e Cláudio Leal Ferreira. Foi guitarrista e arranjador da Big Band do maestro Roberto Sion de 1993 a 1998. Possui cinco CDs, sendo o mais recente, Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro, lançado em 2017 e distribuído pela Tratore em 2018. Publicou em 2011 “Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação”, cuja 3a edição está no prelo.  Dirigiu, regendo e escrevendo, os grupos institucionais “Big Band da Santa” na Santa Marcelina desde 2001, a “Orquestra Popular Brasileira” FAAM-CEM Tom Jobim, Big Band da EMESP, UNICAMP Big Band e Big Band infanto-juvenil do GURI Santa Marcelina. Atualmente é professor doutor do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP

Sobre Marcelo Gomes

Marcelo Gomes é doutor em música pela UNICAMP, foi professor por 24 anos no UNIFIAMFAAM e leciona há 32 na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS). Tem uma discografia significativa, com seis CDs autorais lançados. 

 

Atua ainda em bancas de teses e como parecerista de festivais e encontros acadêmicos. Sua trajetória artística inclui apresentações nos EUA, Canadá, Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Republica Dominicana e Brasil, ao lado de músicos como André Abujamra, Carlinhos Antunes, Cida Moreira, David Richards, Don Thompson, Guello, John Hollenbeck, Johnny Alf, Nailor Proveta, Nelson Ayres, Ramon Montanheur,  Reg Schwager, Roberto Sion, Sergio Gomes, Tom Walsh, Tom Zé, Vitor Alcântara, Walmir Gil e Zéli Silva.

Helena Antunes de Moraes

Analista de Comunicação