FMCB 7: Apresentação artística explora obras de João Donato e Liduino Pitombeira

O FMCB 7 recebe na sexta-feira dia 25 de março, a partir das 11h a apresentação artística “Do Acre ao Ceará: sons das almas amazônica e sertaneja por um duo de viola e piano” com Jessé  Máximo Pereira e Ana Carolina Sacco.

 

 

O repertório apresenta obras dos dois homenageados pelo Festival de Música Contemporânea Brasileira, Liduino Pitombeira e João Donato, entre elas a Seresta nº 10, de Liduino Pitombeira, e A Paz, de João Donato. 

 

As atividades diurnas do FMCB serão realizadas no Instituto de Artes da Unicamp, localizado na rua Elis Regina, 50 Cidade Universitária, Campinas – SP. O evento é gratuito e as atividades oferecem certificado de participação para os ouvintes. 

 

 

Os interessados em participar como ouvintes devem ficar atentos ao limite de lotação do auditório, que é de 80 pessoas e respeitar o uso obrigatório da máscara.

Sobre Jessé Máximo Pereira

Atualmente, é professor de Viola e Música de Câmara da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do curso de Graduação em Música.

Doutor pela UNICAMP, sob a orientação do Prof. Emerson de Biaggi, dedica-se à pesquisa da música brasileira para viola e performance musical. Publicou vários trabalhos e artigos em congressos e revistas especializadas, incluindo o International Viola Congress 2019, na Polônia. Mestre em Música pela Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha, onde estudou com Johannes Lüthy e bacharel pela UNIRIO, onde estudou com Marco Antônio Lavigne.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra de Câmara da UNIRIO e Orquestra Sinfônica do Festival da UFF.

Como camerista, integrou o Quarteto de Cordas da UFF, Quarteto de Cordas Kalimera e o Scherzo Trio. Colaborou com várias orquestras no Brasil e no exterior, como Philharmonie Baden-Baden, Junge Deutsche Philharmonie e Penderecki Musik Akademie Orchester, sob a regência de Krzysztof Penderecki, Mario Venzago, Kristjan Järvi, dentre outros, em turnê pela Alemanha, França, Suíça, Holanda e Israel.

Sobre ana Carolina Sacco

Pianista, cantora e organista, natural de Limeira, Mestra em Música pela Universidade Estadual de Campinas, tendo como orientador o Prof. Dr. Emerson Luiz de Biaggi. Graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2002) sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy M. Martin. Teve como professores Gilberto Tinetti, Maria Elisa Leal Cardoso, Maysa Viotto e Edson Elias e Helena Elias. Tem se apresentado frequentemente em recitais solos e camerísticos, sendo convidada para acompanhar em recitais e concursos junto a instrumentistas e cantores. É integrante do Terra Brasilis Trio (piano, clarinete e viola) com o qual vem desenvolvendo trabalho de propagação da música de câmara trazendo ao público uma formação incomum. Integrante do Duo Mosaico (canto e violão) como cantora, dividindo o palco com o violonista Bruno Madeira desenvolvendo repertório para esta formação e se apresentando em diversas cidades do estado de São Paulo. Pianista convidada para acompanhar os alunos do I Encontro Campestre de Violas na cidade de Piracicaba. Foi aluna de órgão do Prof. Dr. Julio Amstalden, sendo atualmente orientada pelo Prof. Dr. José Luis de Aquino (Curso de Extensão oferecido pela USP). Na área do canto lírico foi aluna da Professora Suzel Cabral. Atualmente está sob a orientação do Prof. Dr. Ângelo José Fernandes. No ano de 2018 ingressou no Doutorado em Música na Unicamp, tendo como orientador o Prof. Dr. Paulo Mugayar Kühl.