Especial Edmundo Villani-Côrtes 90 anos: Entrevista concedida para a TV UFSC

Festival de Música Contemporânea Brasileira
Especial Edmundo Villani-Côrtes 90 anos: Uma vida dedicada à música
5 de novembro, 2020
Festival de Música Contemporânea Brasileira
Especial Edmundo Villani-Côrtes 90 anos: Práticas Interpretativas
9 de novembro, 2020

O compositor Edmundo Villani-Côrtes participou em 2018 da 2ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger, realizado na cidade de Florianópolis. Nesta ocasião, o músico concedeu uma entrevista para o programa “UFSC Entrevista”, transmitido pela TV da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste programa, conduzido pela jornalista Amanda Bueno, Edmundo Villani-Côrtes recordou os primeiros passos no mundo da música, suas principais influências, sua permanente curiosidade pelas melodias e sons extraídos dos instrumentos sobre a música brasileira em geral.

“O mais importante na vida é você aproveitar todos os momentos dela, procurando fazer o melhor possível”. O compositor foi bastante crítico ao avaliar o papel desempenhado pelos veículos de comunicação, como a rádio e a televisão na atualidade. Segundo ele, a popularização das músicas através destes canais estão muito vinculados a outros interesses “não há interesse em transmitir para as pessoas o melhor, às vezes é transmitido o que interessa mais, o que vende mais ou o que faz mais sucesso”. O músico considera ser uma pessoa de sorte, porque “viveu os anos dourados do rádio”, uma época em que segundo ele, a qualidade era muito diferente da de hoje.

Festival de Música Contemporânea Brasileira

Questionado se em algum momento imaginou que se tornaria o compositor da relevância que é hoje, afirmou que “seguiu a carreira de músico porque gostava de música” e brincou que nunca imaginou ser homenageado na capital catarinense “vir aqui e ouvir pessoas tocando a minha obra, é uma sensação muito prazerosa”.

Villani-Côrtes deixa também um conselho para quem é apaixonado pela música, mas se sente inseguro para seguir a profissão. Segundo ele, é importante avaliar as coisas que fazem mais sentido e são mais importantes na vida. E conclui “O mais importante na vida é você aproveitar todos os momentos dela, procurando fazer o melhor possível”.