Hoje, dia 5 de março é comemorado o dia nacional da música clássica. A data, homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Nascido em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro, Villa-Lobos é um dos máximos expoentes da música clássica no Brasil e sua obra segue despertando curiosidade e fascínio de ouvintes e pesquisadores ao redor do mundo.
A ideia de criar um dia especial para comemorar e valorizar a produção musical brasileira partiu da extinta revista Viva Musical, da qual participaram Heloisa Fischer, Andrea Fraga d’Egmont e Luiz Alfredo Moraes, que foi quem constatou, que, ao contrário de outros gêneros musicais, não havia uma data comemorativa dedicada exclusivamente ao erudito. A partir disso, o grupo ouviu pesquisadores, músicos e outros profissionais da área para saber qual seria a melhor data para celebrar o repertório e os compositores brasileiros. Admiradores de música clássica também puderam opinar através de uma consulta popular difundida pelas rádios MEC e Cultura. Foi assim que o aniversário do autor das Bachianas Brasileiras foi escolhido como marco comemorativo de seu legado e de toda a música clássica nacional.
A música clássica é uma vertente sonora de ampla tradição no ocidente. Seus primeiros registros datam do século IX e o estilo permanece vigente nos dias atuais através de sonoridades e técnicas que se renovam.
A rádio MEC preparou uma programação especial com 24 horas de música brasileira de concerto. Clique no botão para conferir!