Conheça o Comitê Científico responsável pela seleção dos inscritos no VI FMCB

8 de novembro, 2018
Destine parte do seu IR para o FMCB via Incentiv
10 de outubro, 2018
Conheça os temas e os participantes das mesas-redondas do 6º FMCB
22 de novembro, 2018

O FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira – é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, onde dois compositores contemporâneos são homenageados em cada edição, divulgando sua obra e trajetória.  

Todos os anos são abertas inscrições para que músicos e pesquisadores submetam propostas para participarem do festival, por meio de apresentações artísticas e comunicações orais, oferecendo uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores e público em geral.

A seleção dos inscritos é feita por um comitê científico composto por profissionais renomados de diferentes Universidades Brasileiras.

COMITÊ CIENTÍFICO VI FMCB

Ana Claudia de Assis

Festival de Música Contemporânea Brasileira

 

Possui bacharelado em Piano pela UEMG (1990), mestrado em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UNI-RIO (1997) e doutorado em História pela UFMG e Université Le Mirail – FR (2006). Em 2010 realizou o pós-doutorado junto ao CESEM-UNL (Portugal) com apoio da FCT. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance e Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira, interpretação musical, música contemporânea, piano e música de câmara.

José Gustavo Julião de Camargo

José Gustavo Julião de Camargo

Festival de Música Contemporânea Brasileira

 

Compositor natural de Vista Alegre do Alto radicado em Ribeirão Preto graduou-se em composição e regência pela UNICAMP. Dirigiu o coro cênico Bossa Nossa. É orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto. Atua ainda como colaborador no Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana. Atua como instrumentista solo de Viola Caipira e participa dos grupos: Brasil Matuto Ensemble, Mentemanuque Ensemble e Nando Araújo Trio.

Ricardo Ballestero

Festival de Música Contemporânea Brasileira

 

Possui graduação em Música/Piano pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Música/Piano Accompanying and Coaching – Westminster Choir College (1999) e Doutorado em Artes Musicais: Piano Accompanying and Chamber Music – University of Michigan – Ann Arbor (2003). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Música, com ênfase no repertório de piano como instrumento colaborador, atuando principalmente nos seguintes temas: canto de câmara, dicção lírica, ópera, interpretação musical, piano, acompanhamento vocal e instrumental e música de câmara.

Tadeu Taffarello

Festival de Música Contemporânea Brasileira

 

Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Como pesquisador, atua desde 2016 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

Tarcísio Filho

Festival de Música Contemporânea Brasileira

 

É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Escola de Música. Atua nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música, Curso Técnico em Música e Pós-graduação. Foi professor do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Possui graduação em Musica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2001), mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). Possui experiência na área de Artes – Música, com ênfase na pedagogia do instrumento nos diversos níveis de ensino, ensino de piano em grupo, educação musical e interpretação da música do século XIX.

SOBRE O VI FMCB

Em sua sexta edição, os homenageados serão Ernani Aguiar e Guinga e as inscrições para profissionais da área da música que desejem participar do evento já estão abertas.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES

  • Todas as propostas devem ter como assunto principal ou apresentar vínculo ao tema “Vida e obra de Ernani Aguiar e Guinga”.
  • Serão aceitas inscrições nas categorias de Comunicação Oral, Apresentação Artística Recital e Apresentação Artística Recital-palestra.
  • As propostas poderão ser submetidas individualmente ou por grupos.
  • O período de inscrição encerra-se em 15 de novembro de 2018.
  • O VI FMCB acontecerá em Campinas SP, de 26 a 30 de março de 2019.


ACESSE O SITE DO FESTIVAL E INSCREVA-SE

www.fmcb.com.br/inscricoes

CONECTE-SE AO FMCB

Curta o FMCB no Facebook
Siga o FMCB no Instagram

Assista aos vídeos das edições anteriores no Youtube