Congresso de Música do FMCB aborda as estratégias orquestrais

 Abrindo a programação do congresso de música que ocorre nos dias 24 e 25 de março de 2022 o compositor baiano  Marco Feitosa apresenta sua abordagem sobre a obra de Liduino Pitombeira.

O Congresso de Música promovido pelo FMCB tem início na quinta-feira, dia 24 de março de 2022 a partir das 10h00 no Auditório de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)No dia 24 o pesquisador e compositor Marcos Feitosa abre o debate sobre a produção musical de Liduino Pitombeira através da comunicação intitulada Estratégias orquestrais em ‘A Máquina do Mundo, op. 196’ de Liduino Pitombeira

 

A peça, composta em 2014 a partir de uma encomenda da Fundação Nacional de Artes (Funarte), tomou como inspiração o poema A Máquina do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade. A composição de Pitombeira foi estreada em 10 de outubro de 2015, durante a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea com interpretação da Orquestra Juvenil da Bahia(Neojibá), sob regência do maestro Ricardo Castro.

 

Neste trabalho, Marco Feitosa pretende discorrer acerca da intertextualidade da obra de Liduino Pitombeira e o conceito de estratégias orquestrais que estrutura a abordagem deste trabalho. Através desta comunicação o pesquisador busca contribuir para a ainda escassa literatura nacional sobre orquestração e divulgar a obra do compositor homenageado durante a sétima edição do FMCB.

sobre
Marco Feitosa

Compositor baiano, Marco Feitosa apresenta um universo musical diverso, que abrange influências da atmosfera sonora popular à música de concerto. Possui Doutorado em Música pela UNIRIO, além de Mestrado em Música e Bacharelado em Composição e Regência, ambos pela UFBA. Atua como professor colaborador e realiza estágio de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Foi professor substituto do Depto. de Composição da Escola de Música da UFRJ, no período de 2016 a 2018, além de professor colaborador do Curso de Pós-Graduação em Música para Cinema e TV do CBM-CEU em parceria com a Musimagem Brasil, no período de 2012 a 2013. 

Desenvolve, ainda, outras atividades de ensino, ministrando cursos particulares de natureza diversa, além de trabalhos na área de Música Popular enquanto cantor e compositor, atuando também como músico profissional. Participou das edições XVIII, XIX e XXII da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, tendo obtido o Prêmio Funarte de Composição Clássica em 2010 e 2016, respectivamente nas categorias Orquestra de Câmara e Coro. Obteve, também, premiações diversas em festivais de música popular e suas obras já foram executadas pela Orquestra Sinfônica Nacional-UFF, pela Orquestra Sinfônica da UFBA, pelos corais Brasil Ensemble e Madrigal Contemporâneo, por conjuntos de câmara do Neojibá, além de músicos de renome.

Festival de Música Contemporânea Brasileira

Helena Antunes de Moraes

Analista de comunicação