Nesta quarta-feira, dia 18 de novembro nosso homenageado na primeira edição do FMCB, Ricardo Tacuchian completa 81 anos. Compositor, multi-instrumentista, maestro, professor e pesquisador da área da música, Tacuchian é um dos nomes mais significativos da música brasileira com obras executadas em praticamente todos os países da América e da Europa. Em seu catálogo, publicado pela Biblioteca Nacional em 2014, constam 250 obras que incluem peças para piano, violão, orquestra e coro.
Ao longo de mais de 50 anos de carreira o compositor se dedicou também ao ensino e à pesquisa. Lecionou em instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – onde criou o curso de Música Brasileira – e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Também foi colaborador de universidades do exterior como a State University of New York at Albany, Universidade Nova de Lisboa e na Universidad de Salamanca. Ricardo Tacuchian é membro da Academia Brasileira de Música desde 1981, onde ocupa a cadeira de número 29, cujo patrono é o músico paulistano Alexandre Levy. O professor também integra outras importantes instituições voltadas para a música no país como a Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, Sociedade Brasileira de Musicologia, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música.
Em 2014, Ricardo Tacuchian foi homenageado ao lado de Edmundo Villani-Côrtes na primeira edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas. Na oportunidade o músico destacou que era a primeira vez que um evento promovia o entrelaçamento não hierárquico entre a parte acadêmica e a performance. As obras e trabalhos de Ricardo Tacuchian foram apresentados durante o evento por músicos e pesquisadores como Zélia Chueke, Gyovana de Castro Carneiro, André Luis Zocca e Acácio Piedade.
Recentemente, em uma live comemorativa aos 90 anos de Edmundo Villani-Côrtes, o compositor mineiro elogiou o colega carioca e destacou que
“Tacuchian é uma pessoa maravilhosa. É muito talentoso, tem trabalhos muito bons e faz seu trabalho com muita seriedade”
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES
Nos próximos dias iremos repassar algumas das principais características e eventos significativos na vida e na obra de Ricardo Tacuchian, a quem o FMCB dirige os melhores votos em seu aniversário.
Reviva o FMCB 1 através da obra Toccata de Ricardo Tacuchian, interpretada por Ana Carolina Sacco (piano) e Valdeci Merquiori (viola).