As afluências da música de João Donato

14 de fevereiro, 2022

João Donato não é pessoa que se apresente” já diria Gilberto Gil. O músico, que é um dos precursores da Bossa-Nova, tocou ao lado de grandes nomes do movimento como João Gilberto, Tom Jobim e Johnny Alf. No entanto, reduzir seu lugar na música popular brasileira apenas como um pioneiro da bossa-nova seria um grande equívoco.

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, o multi-instrumentista acreano sempre criou, experimentou e se lançou em busca de novas sonoridades. A produção musical de João Donato remete à ideia de trânsito, de movimento. São melodias que se desprendem de seus dedos e ganham vida circulando pelos mais variados estilos e ritmos. Os deslocamentos possuem uma dimensão literal e não apenas metafórica para Donato, que nasceu em Rio Branco, capital do Acre, foi para o Rio de Janeiro e dali, rodou o mundo.

João Donato FMCB

Os afluentes caudalosos de sua criatividade o levaram a gravar seu primeiro álbum, Chá Dançante, produzido por Tom Jobim em 1956. Ainda na década de 1950, João Donato se muda para os Estados Unidos, e é lá, que ele se aproxima do jazz, da música cubana e de outros ritmos de vertente latina.
Ao longo dos anos João Donato realizou uma série de parcerias com grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Marcos Valle, Aldir Blanc entre outros. Também contou com as colaborações de Martinho da Vila, Cazuza, Arnaldo Antunes, Marcelo D2 e produziu discos de Gal Costa e Nana Caymmi. Em 2019, ao lado da cantora Tulipa Ruiz lançou um crowdfunding para viabilizar a produção de um compacto em vinil contendo as faixas Gravidade Zero e Manjericão, frutos desta parceria. O músico também tem se apresentado ao lado de seu filho, Donatinho, em espetáculos que passeiam pelo pop e o eletrônico.

Os preconceitos passam longe da produção de João Donato, que soube, e sabe, como poucos, que a música é encontro, um rio criativo e afetivo que nos leva de volta aos portos da memória. O compositor será homenageado durante a sétima edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira, realizado entre os dias 22 e 26 de março de 2022 em Campinas. 

Festival de Música Contemporânea Brasileira

Helena Antunes de Moraes

Analista de Comunicação