ricardo ticauchian
ricardo ticauchian

Trabalhos Sobre Ricardo Tacuchian

Autora: Maria Lúcia Pascoal (Unicamp)


Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

 

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns detalhes da composição de Ricardo Tacuchian (1939), tendo por base as próprias declarações e textos do compositor, especialmente a respeito da teoria criada por ele para o controle das alturas, o sistema-T. Para exemplos de Análise Musical foi escolhida a peça Capoeira (1997) para piano, o que contribui para o entendimento dessa técnica. Como resultados, espera-se tornar mais conhecida a música contemporânea brasileira e o processo criativo de Ricardo Tacuchian. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autora: Gyovana de Castro Carneiro (UFG)


Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

 

Essa comunicação relata o detalhamento analítico da obra para piano a quatro mãos Estruturas Gêmeas, de Ricardo Tacuchian, compositor carioca de sólida formação 1 . Foi composta no Rio de Janeiro, em 1978, e estreada em Brasília-DF, com os pianistas Paulo Afonso de Moura Ferreira e Angélica Ketterer. A produção desse autor é elogiada pela qualidade e liberdade do tratamento sonoro. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autora: Iracele Vera Lívero (Unicamp)


Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

 

Ricardo Tacuchian vem à luz no final dos anos 1930, de grande transformação no mundo e no Brasil. Carioca e filho de imigrantes armênios, graduou-se em piano em 1961, pela então Universidade do Brasil e em composição e regência pela depois e até hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Foi aluno de composição de três das mais importantes e históricas figuras da Música Brasileira: José Siqueira (1907-1985), Francisco Mignone (1898-1986) e Cláudio Santoro (1919-1989). Em 1990 doutorou-se em composição pela University of Southern Califórnia. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Acácio Piedade (UDESC)

Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014

 

Neste artigo vou comentar aspectos gerais do sistema T e em seguida discutirei a questão da originalidade na composição musical e a possibilidade de originalidade na música do século XXI. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Saiba Mais