Autora: Maria Lúcia Pascoal (Unicamp)
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns detalhes da composição de Ricardo Tacuchian (1939), tendo por base as próprias declarações e textos do compositor, especialmente a respeito da teoria criada por ele para o controle das alturas, o sistema-T. Para exemplos de Análise Musical foi escolhida a peça Capoeira (1997) para piano, o que contribui para o entendimento dessa técnica. Como resultados, espera-se tornar mais conhecida a música contemporânea brasileira e o processo criativo de Ricardo Tacuchian. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Autora: Gyovana de Castro Carneiro (UFG)
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014
Essa comunicação relata o detalhamento analítico da obra para piano a quatro mãos Estruturas Gêmeas, de Ricardo Tacuchian, compositor carioca de sólida formação 1 . Foi composta no Rio de Janeiro, em 1978, e estreada em Brasília-DF, com os pianistas Paulo Afonso de Moura Ferreira e Angélica Ketterer. A produção desse autor é elogiada pela qualidade e liberdade do tratamento sonoro. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Autora: Iracele Vera Lívero (Unicamp)
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014
Ricardo Tacuchian vem à luz no final dos anos 1930, de grande transformação no mundo e no Brasil. Carioca e filho de imigrantes armênios, graduou-se em piano em 1961, pela então Universidade do Brasil e em composição e regência pela depois e até hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Foi aluno de composição de três das mais importantes e históricas figuras da Música Brasileira: José Siqueira (1907-1985), Francisco Mignone (1898-1986) e Cláudio Santoro (1919-1989). Em 1990 doutorou-se em composição pela University of Southern Califórnia. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Autor: Acácio Piedade (UDESC)
Trabalho publicado nos Anais da 1ª edição do FMCB realizada em 2014
Neste artigo vou comentar aspectos gerais do sistema T e em seguida discutirei a questão da originalidade na composição musical e a possibilidade de originalidade na música do século XXI. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO
Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |