Edino Krieger
Edino Krieger

Trabalhos Sobre Edino Krieger

Autor: Thiago de Campos Kreutz,(Fundarte) e Eduardo Meirinhos (EMAC- UFG)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015

Até o momento Edino Krieger compôs cinco obras para violão solo: Prelúdio(1955), Ritmata (1974), Romanceiro (1984), Passacalha para Fred Schneiter (2002) e Alternâncias (2008). Essas obras, cronologicamente, contemplam três dos quatro períodos composicionais do compositor. Estes se caracterizam pela utilização de elementos de diferentes vertentes composicionais e estéticas, tais como: serialismo, vanguardas europeias dos anos 1920, indeterminação, neoclassicismo e elementos de música brasileira. CLIQUE AQUI PARA LER O RESUMO DO TRABALHO

Autor: André Egg (UNESPAR)
Trabalho publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.

O convite para participar da mesa redonda “Edino Krieger: brasilidade e diversidade composicional” me levou a uma reflexão ensaística sobre a tensão entre brasilidade e diversidade, e a forma como se posicionaram em relação a estes polos alguns compositores chave da música brasileira. A ideia central é de que Edino Krieger se posiciona de maneira diferenciada em relação a estas questões, já na década de 1950, quando se consolida como um compositor relevante no cenário nacional, e contribui para superar certo paradigma de brasilidade que constitui percalço quase incontornável no trabalho dos compositores de gerações anteriores.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Achille Picchi (UNESP)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.

Nestas notas, falando como compositor e pesquisador de música brasileira, gostaria de coligir alguns pensamentos, observações e admirações sobre e em torno deste gigante da composição nacional, Edino Krieger.

CLIQUE AQUI PARA LER O RESUMO DO TRABALHO

Autora: Gyovana de Castro Carneiro (EMAC-UFG)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015

Esta comunicação relata o detalhamento analítico da obra Sonata para piano a quatro mãos de Edino Krieger, destacado participante do Grupo Música Viva, que embora discípulo e defensor das ideias inovadoras de Koellreutter, sempre manteve sua independência com relação à ortodoxia e a liberdade na aplicação dos novos princípios composicionais.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autoras: Salomêa Gandelman e Ingrid Barancovski
Artigo publicado na revista Debates, n.3 do PPGM (UNIRIO), 1999.

O artigo examina a totalidade da produção pianística de Edino Krieger em seus aspectos melódico, rítmico, textural, formal, estético e pianístico, estabelecendo elos e contrastes entre os diferentes períodos estilísticos do compositor. As obras são contextualizadas historicamente na música brasileira das décadas de 1940 a 1960, a fim de estabelecer a posição e a contribuição de Edino Krieger no desenvolvimento da literatura pianística brasileira contemporânea.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Autor: Ednésio Teixeira Pimentel Canto (UFPA)
Resumo publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.

O trabalho pretende analisar a obra para piano solo, Sonatina, do compositor brasileiro Edino Krieger, com o objetivo de abordar elementos tais como textura, altura, harmonia, rítmica, entre outros, com perspectivas conceituais de tempo e espaço, seguindo uma leitura fenomenológica da escuta e da percepção a partir da identificação de técnicas composicionais empregadas na obra.
CLIQUE AQUI PARA LER O RESUMO DO TRABALHO

Autor: Ricardo Henrique Serrão (UNICAMP)
Trabalho publicado nos Anais da 2ª edição do FMCB realizada em 2015.

O primeiro compasso de Ritmata inicia-se com a técnica do Martellato de mão esquerda e direita que consiste basicamente em realizar a articulação de um ligado ascendente buscando a sonoridade percussiva das cordas sobre os trastos bem como as sonoridades transientes resultantes desta. Estes martellatos estão associados a recursos idiomáticos tradicionais, como por exemplo, a utilização de intervalos em ressonância entre duas cordas, também conhecido como efeito Campanella.
CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Saiba Mais