Sobre Jessé Máximo Pereira
Atualmente, é professor de Viola e Música de Câmara da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do curso de Graduação em Música.
Doutor pela UNICAMP, sob a orientação do Prof. Emerson de Biaggi, dedica-se à pesquisa da música brasileira para viola e performance musical. Publicou vários trabalhos e artigos em congressos e revistas especializadas, incluindo o International Viola Congress 2019, na Polônia. Mestre em Música pela Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha, onde estudou com Johannes Lüthy e bacharel pela UNIRIO, onde estudou com Marco Antônio Lavigne.
Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra de Câmara da UNIRIO e Orquestra Sinfônica do Festival da UFF.
Como camerista, integrou o Quarteto de Cordas da UFF, Quarteto de Cordas Kalimera e o Scherzo Trio. Colaborou com várias orquestras no Brasil e no exterior, como Philharmonie Baden-Baden, Junge Deutsche Philharmonie e Penderecki Musik Akademie Orchester, sob a regência de Krzysztof Penderecki, Mario Venzago, Kristjan Järvi, dentre outros, em turnê pela Alemanha, França, Suíça, Holanda e Israel.