O 6º Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que tem como homenageados Ernani Aguiar e Guinga, acaba de divulgar os trabalhos selecionados entre as propostas enviadas por diversos profissionais da música de todo o país.
Ao todo foram enviadas 48 propostas para apresentações artísticas e comunicações orais e destas 13 foram selecionadas e serão apresentadas durante o evento que ocorre de 26 a 30 de março, em Campinas.
O Comitê Científico responsável pela seleção dos trabalhos foi composto por profissionais de instituições acadêmicas ligadas à música: Dra. Ana Claudia de Assis [UFMG], Dr. José Gustavo Julião de Camargo [USP], Dr. Ricardo Ballestero [USP], Dr. Tadeu Taffarello [Unicamp], Dr. Tarcísio Filho [UFRN], com coordenação de Thais Nicolau (Udesc).
Os profissionais selecionados estão sendo contatados por e-mail e devem confirmar a participação para garantir seus lugares nesta edição.
Ernani Aguiar, Guerra-Peixe e Flausino Valle: a diversidade do violino brasileiro
Leonardo Feichas
Motetinos de Ernani Aguiar em conversa musical com Lobo de Mesquita – Uma atualização composicional da música do período colonial do Brasil
Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara-Souza
Duo de violões e a música de Guinga
Stephen Bolis e Felipe Macedo
Nítido e Obscuro: a pluralidade rítmica na obra de Guinga
Maurício Reis Guil, Fernando Junqueira e Eduardo Pereira
Guinga – Voz e violão
Emily Loro e Andre Vicentin
Guinga a uma voz
Mariana Maia
LISTA DE ESPERA
A música de Guinga: uma abordagem entre sete cordas e flauta
Matheus Viana Alves e Luciano Rodrigues Furtado
Guinga, uma canção brasileira
Luciane Valle e Gabriel Deodato
A viola de arco na vida e obra de Ernani Aguiar
Jessé Máximo Pereira
Breve panorama composicional de Ernani Aguiar: uma abordagem cronológica de sua produção
Danielly de Souza Silva e Maria José Chevitarese
Três cantos do Sansara de Ernani Aguiar: Uma análise interpretativa
Renato Gonçalves de Oliveira, Claudia de Araújo Marques, Graciano Arruda
Um prelúdio ao experimento: um estudo sobre o planejamento dos ensaios das obras Salmo 150 e Aleluia de Ernani Aguiar com um coro amador adulto a cappella
Jean Philippe Abreu Molinari
Dá o pé, loro: Procedimentos modais e idiomáticos na composição de Guinga
Ivan Daniel Barasnevicius e Paulo José de Siqueira Tiné
A relação instrumento-voz na canção de Guinga
Ricardo Henrique Serrão e Deborah Ferraz Neiva Gontigo
Violão altamente particular Guinga e a diversidade performática no violão brasileiro
Carlos Fernando Elias Llanos
6º Festival de Música Contemporânea Brasileira
Data: de 26 a 30 de março de 2019
Mais informações: www.fmcb.com.br ou contato@fmcb.com.br