Quando recorremos ao dicionário em busca de um significado para o adjetivo “contemporâneo” nos deparamos com definições como “aquilo que é do tempo atual”, ou ainda, “algo que viveu ou existiu na mesma época”. Entretanto, a própria demarcação de época, pode ser um tanto ampla ou confusa. Por exemplo, dentro do modelo quadripartite da História, a era contemporânea se inicia em 1789, com a Revolução Francesa, o que nos colocaria como seres que compartilham a mesma subdivisão de um período histórico com figuras como Frédéric Chopin, Béla Bartók e Giuseppe Verdi, por exemplo.
Mas e quando falamos em música? A que exatamente, ou, a quais características o termo música contemporânea se refere? Quais são suas origens e sua principais características?
A doutora em música pela Universidade de Sorbonne, Bernadete Zagonel, recorda que o conceito de música contemporânea pode nos levar à múltiplas interpretações, justamente pela amplitude temporal que o adjetivo abarca.
Podemos deste modo, fazer uma subdivisão na forma de entendimento, um mais ligado ao senso comum, que acaba incluindo toda a produção musical realizada na atualidade e outro, ligado ao campo acadêmico, onde se analisam características específicas para a classificação musical.
Este segundo entendimento, ancora as origens da música contemporânea ao início do século XX, um momento de grande efervescência artística, manifestada principalmente através das vanguardas artísticas. Outro fator determinante foi o avanço tecnológico na forma de produzir, captar e gravar sons que permitiram que etnomusicólogos, músicos e pesquisadores gravassem sons com mais facilidade, além de permitir sua manipulação.
Deste modo, a música que começa a ser produzida neste período rompe com as composições realizadas até o século XIX, questionando padrões considerados estabelecidos e inserindo novas estéticas sonoras. Podemos citar como pioneiros destas modificações os compositores Edgard Varese, Igor Stravinsky, Arnold Schoenberg, Anton Webern e Alban Berg. Dentre as principais modificações aplicadas pela corrente da música contemporânea Bernadete Zagonel cita:
De maneira simplificada, podemos concluir que as modificações trazidas pela música contemporânea em sua forma de pesquisar e de compor as peças musicais, modificaram também os padrões de escuta desta música. A música contemporânea se nutre de processos culturais múltiplos que inserem novas sonoridades e estéticas que abarcam uma série de ritmos e estilos.
Você pode conhecer um pouco mais sobre a produção musical contemporânea brasileira em nosso Canal no Youtube, ou através do Facebook e também do Instagram.