O FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira – é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, onde dois compositores contemporâneos são homenageados em cada edição, divulgando sua obra e trajetória.
Todos os anos são abertas inscrições para que músicos e pesquisadores submetam propostas para participarem do festival, por meio de apresentações artísticas e comunicações orais, oferecendo uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores e público em geral.
A seleção dos inscritos é feita por um comitê científico composto por profissionais renomados de diferentes Universidades Brasileiras.
Possui bacharelado em Piano pela UEMG (1990), mestrado em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UNI-RIO (1997) e doutorado em História pela UFMG e Université Le Mirail – FR (2006). Em 2010 realizou o pós-doutorado junto ao CESEM-UNL (Portugal) com apoio da FCT. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance e Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira, interpretação musical, música contemporânea, piano e música de câmara.
José Gustavo Julião de Camargo
Compositor natural de Vista Alegre do Alto radicado em Ribeirão Preto graduou-se em composição e regência pela UNICAMP. Dirigiu o coro cênico Bossa Nossa. É orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto. Atua ainda como colaborador no Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana. Atua como instrumentista solo de Viola Caipira e participa dos grupos: Brasil Matuto Ensemble, Mentemanuque Ensemble e Nando Araújo Trio.
Possui graduação em Música/Piano pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Música/Piano Accompanying and Coaching – Westminster Choir College (1999) e Doutorado em Artes Musicais: Piano Accompanying and Chamber Music – University of Michigan – Ann Arbor (2003). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Música, com ênfase no repertório de piano como instrumento colaborador, atuando principalmente nos seguintes temas: canto de câmara, dicção lírica, ópera, interpretação musical, piano, acompanhamento vocal e instrumental e música de câmara.
Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Como pesquisador, atua desde 2016 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).
É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Escola de Música. Atua nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música, Curso Técnico em Música e Pós-graduação. Foi professor do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Possui graduação em Musica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2001), mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). Possui experiência na área de Artes – Música, com ênfase na pedagogia do instrumento nos diversos níveis de ensino, ensino de piano em grupo, educação musical e interpretação da música do século XIX.
Em sua sexta edição, os homenageados serão Ernani Aguiar e Guinga e as inscrições para profissionais da área da música que desejem participar do evento já estão abertas.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES
ACESSE O SITE DO FESTIVAL E INSCREVA-SE
CONECTE-SE AO FMCB
Curta o FMCB no Facebook
Siga o FMCB no Instagram
Assista aos vídeos das edições anteriores no Youtube