Em parceria com Unicamp, FMCB propõe a integração entre músicos, comunidade acadêmica e público em geral

10 de janeiro, 2019
Oficina de música proporciona momentos de prazer e descontração para crianças com câncer
10 de janeiro, 2019
Quinteto da Paraíba fará abertura de Festival de Música Contemporânea dedicado a Ernani Aguiar e Guinga
10 de janeiro, 2019

Integração entre músicos, comunidade acadêmica e público em geral é um dos objetivos do Festival de Música Contemporânea Brasileira

Desde sua sua primeira edição, em 2014, o Festival de Música Contemporânea Brasileira, (FMCB) tem realizado um inestimável trabalho de valorização da música contemporânea brasileira, homenageando compositores vivos por meio de atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Entre todas as atividades realizadas pelo FMCB, as que acontecem em parceria com a Unicamp ganham destaque por diminuir a distância entre músicos, comunidade acadêmica e público em geral, são apresentações artísticas, comunicações orais e mesas-redondas que celebram as vidas e as obras dos homenageados em Congressos dedicados a eles.

A parceria junto à Unicamp acontece desde a primeira edição do Festival e se fortalece a cada ano, o que fica evidente não apenas com a realização dos Congressos sobre os compositores homenageados no Instituto de Artes, mas também com a participação de vários colaboradores da universidade na programação do Festival. Este ano o FMCB conta com a participação de Emerson Di  Biaggi, Paulo Tiné, Denise Garcia, Raul do Vale, Angelo Fernandes, Lars Hoefs e também e alunos do Unicamp Cello Ensemble.

A programação dos Congressos é cuidadosamente elaborada, tendo início vários meses antes da data de realização do Festival. Para compor as mesas-redondas, por exemplo, são escolhidos de forma criteriosa pela diretora geral do evento, Dra. Thais Nicolau, pesquisadores com estudos consolidados sobre cada um dos compositores.

Já os participantes das apresentações artísticas e comunicações orais são escolhidos por um comitê científico, que analisa e julga as propostas submetidas, seguindo um edital específico. Desta forma, o evento cria a possibilidade de que músicos e pesquisadores de qualquer estado, país ou universidade possam se apresentar no evento.

Neste ano de 2019, a participação de alunos de outras universidades será incentivada também por meio da concessão de bolsas e da disponibilização de transporte para alunos que queiram participar do evento. Nesta edição serão contempladas a USP e a UNESP, universidades que já possuem ligação com FMCB, por meio da participação de seus pesquisadores e docentes em edições anteriores. O objetivo é que nos próximos anos, amplie-se cada vez mais o incentivo à participação de grupos de outras universidades.

As atividades na universidade serão abertas a todo o público, sem exigência de conhecimento mínimo sobre os compositores homenageados para participar ou realização de inscrição antecipada. Além disso, todas as atividades são registradas em vídeo e divulgadas gratuitamente no Canal do YouTube do Grupo Sintonize, de forma que aqueles que não puderam ir presencialmente até a Unicamp, possam acessar as apresentações, comunicações e mesas-redondas posteriormente, diminuindo ainda mais as barreiras entre a universidade e a população em geral.

Além disso, para ampliar o número de oportunidades para que a comunidade conheça um pouco mais sobre a música brasileira atual, o Festival realiza mais quatro concertos gratuitos nos teatros da cidade de Campinas.

Veja a seguir a programação das atividades que acontecerão na Unicamp, durante o FMCB 6, o qual tem como homenageados Ernani Aguiar e Guinga.

CONGRESSO SOBRE GUINGA

Auditório do Instituto de Artes, Unicamp
28 de março

COMUNICAÇÕES ORAIS

10h30 | A relação instrumento-voz na canção de Guinga

Ricardo Henrique Serrão e Deborah Ferraz Neiva Gontigo

11h | Violão altamente particular Guinga e a diversidade performática no violão brasileiro

Fernando Elias Llanos

11h30 | Dá o pé, loro: Procedimentos modais e idiomáticos na composição de Guinga

Ivan Daniel Barasnevicius e Paulo José de Siqueira Tiné

MESA-REDONDA

14h | Características estéticas e culturais da produção de Guinga

Pesquisadores: Anna Paes, Jean Charnaux, Paulo Aragão

Mediador: Paulo Tiné

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

15h30 | Guinga a uma voz

Mariana Maia, voz

16h | Duo de violões e a música de Guinga

Duo Mangabeira
Stephen Bolis, violão
Felipe Macedo, violão

16h30 | Guinga – Voz e violão

Emily Loro, voz
Andre Vicentin, violão

17h | Nítido e Obscuro: a pluralidade rítmica na obra de Guinga

Trio Macaxeira
Fernando Junqueira, bateria
Maurício Guil, violão de 7 cordas
Eduardo Pereira, bandolim de 10 cordas

CONGRESSO SOBRE ERNANI AGUIAR

Auditório do Instituto de Artes, Unicamp

29 de março

COMUNICAÇÕES ORAIS

13h | Um prelúdio ao experimento: um estudo sobre o planejamento dos ensaios das obras Salmo 150 e Aleluia de Ernani Aguiar com um coro amador adulto a cappella

Jean Philippe Abreu Molinari

13h30 | Breve panorama composicional de Ernani Aguiar: uma abordagem cronológica de sua produção

Danielly de Souza Silva e Maria José Chevitarese

14h | Três cantos do Sansara de Ernani Aguiar: Uma análise interpretativa

Renato Gonçalves de Oliveira, Claudia de Araújo Marques, Graciano Arruda

14h30 | A viola de arco na vida e obra de Ernani Aguiar
Jessé Máximo Pereira


MESA-REDONDA

15h | Liberdade e originalidade nas obras de Ernani Aguiar

Pesquisadores: Hugo Pilger, Lutero Rodrigues, Raul do Valle

Mediadora: Denise Garcia

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

16h30 | Motetinos de Ernani Aguiar em conversa musical com Lobo de Mesquita – Uma atualização composicional da música do período colonial do Brasil

Côro de Câmara Comunicantus
Marco Antonio da Silva Ramos, regente
Susana Cecília Igayara-Souza, curadora

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA

Inscrições para ouvintes serão feitas gratuitamente nos dias 28 e 29 de março de 2019 no hall de entrada do Instituto de Artes da Unicamp. A carga horária poderá ser validada como atividades complementares para alunos de graduação e pós-graduação.

SERVIÇO

Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB 6

De 26 a 30 de março de 2019

Campinas, SP

Evento gratuito

SOBRE O FMCB 6

Apresentado pela CPFL Energia e produzido pelo Grupo Sintonize, o sexto Festival de Música Contemporânea Brasileira é realizado por meio da Lei Rouanet, Capes/Paep e ProAC ICMS pelo Governo Federal, Ministérios da Cidadania e da Educação, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com captação realizada via Incentiv.me, possui também patrocínio de Microgeo e FKB Válvulas e tem parcerias com Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Unicamp, Proec, Instituto de Artes, OSMC e CRCV&B.

MAIORES INFORMAÇÕES

www.fmcb.com.br
www.facebook.com/FestivaldeMusicaContemporaneaBrasileira
www.instagram.com/fmcbsp

contato@fmcb.com.br