Pelo sexto ano consecutivo, o Festival de Música Contemporânea Brasileira terá em sua programação uma atividade musical para crianças hospitalizadas como contrapartida social do projeto. A atividade dará início à programação do FMCB 6, que segue com Congressos na UNICAMP e Concertos no Instituto CPFL e no Teatro Castro Mendes.
De acordo com os educadores responsáveis pela oficina, Junior Cadima e João Rílton, o objetivo da atividade é oferecer um momento de prazer e descontração às crianças que estão em tratamento no Centro Infantil Boldrini, e para isso, são utilizadas atividades musicais e com movimento corporal de uma forma dinâmica e divertida, onde todos podem entrar na roda e brincar juntos.
Atualmente, as neurociências têm se engajado em pesquisar os efeitos da música no cérebro, e sabe-se que ela age e modifica estruturalmente o funcionamento neural, ativando todas as áreas cerebrais. Sabe-se também que ela está associada às emoções. Por esse motivo, no momento em que realizamos uma atividade musical, seja por meio da execução de um instrumento ou do trabalho em grupo, estamos utilizando diversos aspectos da motricidade e das habilidades mentais, que são muito importantes no desenvolvimento da criança.
A partir daí a proposta é utilizar a ludicidade das atividades e brincadeiras musicais para oferecer um momento diferenciado às crianças. Muitas delas estão vivendo um momento atípico da vida, estão longe de casa, dos amigos e o nosso papel é tornar essa situação mais leve e descontraída, fazendo com que elas possam se desconectar, mesmo que por algumas horas, do tratamento pelo qual elas estão passando.
Confira a programação do FMCB 6.