Apresentação



Festival de Música Contemporânea Brasileira

ISSN 2526-5784

A publicação online do Festival de Música Contemporânea Brasileira está exclusivamente relacionada a comunicações orais, mesas redondas, palestras e apresentações artísticas apresentadas em cada edição do evento. Com periodicidade anual, o principal objetivo das publicação do Festival de Música Contemporânea Brasileira é fomentar um espaço de divulgação científica e criar um acervo de artigos e resumos expandidos que auxilie na documentação da cultura imaterial brasileira, particularmente voltados à pesquisa e ao estudo de compositores vivos.




Normas para publicação


Submissão de Trabalhos

Os trabalhos selecionados e apresentados em cada edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira poderão ter seu respectivo resumo expandido, artigo completo ou programa completo publicados no site do Festival de Música Contemporânea Brasileira. Os participantes interessados devem seguir o template disponível abaixo e enviar o documento finalizado até 30 dais corridos após o encerramento da edição atual do Festival.

Templates para envio

Para enviar seu trabalho preencha o formulário abaixo:

Expediente


Publicação anual:
Festival de Música Contemporânea Brasileira


Corpo Editorial:
Thais Nicolau
Guilherme Sauerbronn

Comitê Cientifico
Dr. Bruno Mangueira (UnB)
Dr. César Traldi (UFU)
Dr. Cléber Campos (UFRN)
Dra. Ilza Nogueira (UFPB)
Dr. Leandro Barsalini (Unicamp)
Dr. Marcelo Gomes (FIAM/FAAM)
Dr. Maurício Zamith (Udesc)
Dr. Rafael dos Santos (Unicamp)
Dr. Roberto Victório (UFMT)
Dra. Thais Nicolau (Udesc) - Coordenadora
Dr. Valério Fiel da Costa (DEMUS/UFPB)

Comissão organizadora

Direção geral e artística
Thais Nicolau

Direção de produção
Douglas Nicolau

Projeto gráfico
Fernando Marar

Autor Coorporativo:Sintonize
Responsável: Thais Nicolau

R. Coronel Spínola de Castro, 3375
Sala 03 - Centro
São José do Rio Preto - SP
CEP: 15015-500
+55 (17) 30332590




Edições Anteriores

 

I Festival de Música Contemporânea Brasileira
Volume 1, 2014

Apresentações Artísticas
A música de Villani-Côrtes para violão e contrabaixo: a Série Brasileira
Rafael Cardoso, Pedro Macedo
Concerto de Encerramento: Edmundo Villani-Côrtes e Ricardo Tacuchian
Ana Carolina Sacco, Brielle Frost, Terra Brasilis Trio (Ana Carolina Sacco, André Luís Zocca, Valdeci Merquiori), Thais Nicolau, Valdeci Merquiori
Concerto n.1 para trompete - Edmundo Villani-Côrtes
Cíntia Macedo Albrecht, Paulo Adriano Ronqui
Edmundo Villani-Côrtes para flauta transversal e piano
Raíssa Naiara Encinas, Robert Bispo e Vanessa Barrionuevo
Influências e confluências: de Henry Duvernoy a Ricardo Tacuchian
Zélia Chueke
Recital comentado: música de câmara de Edmundo Villani-Côrtes
Brielle Frost, Thais Lopes Nicolau
Recital comentado: música de câmara de Ricardo Tacuchian
André Luis Zocca, Valdeci Merquiori, Ana Carolina Sacco
Timbres e Ritmata nr.1 de Edmundo Villani-Côrtes
Alfeu Rodrigues de Araujo Filho

 

Comunicação Oral
Detalhamento analítico da obra Estruturas Gêmeas (1978), de Ricardo Tacuchian.
Gyovana de Castro Carneiro
Influências e confluências: de Henri Duvernoy (1879) a Ricardo Tacuchian (2011)
Zélia Chueke
“Ponteio para as Alterosas” do Concerto n.1 para trompete de Edmundo Villani-Côrtes: uma análise estrutural e proposta interpretativa
Cíntia Macedo Albrecht, Paulo Adriano Ronqui, Jailton Oliveira
Ritmata nr.1 de Edmundo Villani-Côrtes: análise sob o ponto de vista da prática interpretativa.
Alfeu Rodrigues de Araujo Filho

 

Mesa Redonda
A Composição nos detalhes
Maria Lúcia Pascoal
Edmundo Villani-Côrtes: erudito ou popular?
Achille Picchi
Sistema-T, originalidade e intertexto
Acácio Piedade

 

Palestras
Edmundo Villani-Côrtes (1930): trajetória, obra e situação na música brasileira
Iracele Vera Lívero
Ricardo Tacuchian (1939): trajetória, obra e situação na música brasileira
Iracele Vera Lívero

 

II Festival de Música Contemporânea Brasileira
Volume 2, 2015

Apresentações Artísticas
As músicas de Edino Krieger e Gilberto Mendes para percussão solo
Rubens José de Oliveira Júnior
Camerata Profana
Amanda Ferraresi Nascimento, Enrico Ruggieri, Tahyná Oliveira
Canções de Edino Krieger para soprano e violão
Manuelai M. M.Camargo, Cyro M. Delvizio
CONCERTO DE ENCERRAMENTO Edino Krieger & Gilberto Mendes e a música brasileira do século XX e XXI
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro, Francesca Anderegg, Thais Nicolau, Douglas Nicolau, Gilberto Mendes e Edino Krieger
Edino Krieger: obra para violão solo
Thiago de Campos Kreutz
Estudos brasileiros
Ingrid Barancoski
Lira de ambrosia: um happening para dois Gils
Adriana Bernardes, Antonio Eduardo Santos
Recital comentado: música de câmara de Edino Krieger
Edino Krieger
Recital comentado: música de câmara de Gilberto Mendes
Gilberto Mendes
Recital de abertura e bate-papo com os compositores homenageados
Ana Carolina Sacco, Douglas Lopes Nicolau, Edino Krieger, Gilberto Mendes, Jairzinho Teixeira, Thais Nicolau, Valdeci Merquiori
Recital de violão com obras de Gilberto Mendes
Teresinha Prada

 

Comunicação Oral
A “forma em janelas” em Vai e Vem de Gilberto Mendes
Fernando Magre, Alexandre Ficagna, Tadeu Moraes Taffarello
A obra para violão solo de Edino Krieger e os períodos criativos
Thiago de Campos Kreutz, Eduardo Meirinhos
Abordagem da poé´tica de Gilberto Mendes pelo estudo de Pareyson sobre arte e vida
Teresinha Prada
As obras eletroacústicas mistas de Gilberto Mendes
Denise Garcia, Clayton Rosa Mamedes
Asthmatour, de Gilberto Mendes: a obra como instrumento de musicalização
Denise Castilho de Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza
Detalhamento analítico da obra: Sonata para piano a quatro mãos (1953) de Edino Krieger
Gyovana de Castro Carneiro
Pensando a composição musical no Brasil nas crônicas musicais de Edino Krieger.
Ednésio Teixeira Pimentel Canto
Sonatina para piano de Edino Krieger: pensando elementos composicionais em relações de tempo e espaço.
Ednésio Teixeira Pimentel Canto
Técnicas estendidas na obra para violão de Edino Krieger Elementos percussivos e suas notações gráficas.
Ricardo Henrique Serrão

 

Mesa Redonda
Brasilidade e diversidade composicional: Edino Krieger e seu lugar na história da música brasileira
André Egg
Brasilidade e diversidade composicional: Edino Krieger
Achille Picchi
Gilberto, persona gratíssima
Flo Menezes

 

III Festival de Música Contemporânea Brasileira
Volume 3, 2016

Apresentações Artísticas
A Flauta transversal na obra de Ronaldo Miranda: suas diversas expressões
Quarteto Transversal: Sammille Bonfim, Rômulo Barbosa, Thales Silva, Welder Rodrigues
Cantares: Canções de Ronaldo Miranda
Heloiza Branco e Miriam Hosokawa
Clarinete solo e em companhia
Matteo Ricciardi, Maycon Lack, Fernanda Vieira, Rodolfo Vilaggio
Concerto de Encerramento
Participação Especial: Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Regente: Ricardo Bologna
Expressões de Ronaldo Miranda: Toccata e Estrela Brilhante
Laura Moraes Umbelino, Mauricy Matos Martin
“O Menino e a Liberdade” para quinteto de metais
Quinteto de metais ViBrasSom, Arranjos: Agnaldo Gonçales
Obras para flauta e clarineta de Paulo Costa Lima: obras dedicadas ao Duo Robatto
Duo Robatto (Lucas Robatto e Pedro Robatto)
Recital de Abertura
Participação especial: Paulo Costa Lima, Ronaldo Miranda
Recital Comentado Pelo Compositor Homenageado
Participação especial: Paulo Costa Lima
Recital Comentado Pelo Compositor Homenageado
Participação especial: Ronaldo Miranda
Anderson de Fiorelli, Emily Ondradek Peterson, Hyun Kim, Ana Carolina Sacco, Fernando Hashimoto, GRUPU, Luciana Sayure
Recital Comentado
Comentários do compositor Ronaldo Miranda

(Re)Compondo trajetórias e reverberações sobre a obra de Paulo Costa Lima
Duo Robatto (Lucas Robatto e Pedro Robatto), Comentários: Guilherme Bertissolo

 

Comunicação Oral
Artigos Completos
Compondo Compositores: a influência da atividade docente de Paulo Costa Lima na formação de compositores segundo seus alunos e ex-alunos
Eric de Oliveira Barreto
“Cotidiano” de Ronaldo Miranda: imaginação visual e construção da performance de canção de câmara com temática contemporânea e música pós-tonal
Gisele Pires Mota
Elementos composicionais no Bahia Concerto 2012 de Paulo Costa Lima
Aleyson Mariano Scopel
Seis Fragmentos de um Inverno Solar de Ronaldo Miranda: processos de construção de performance
Dra. Eliane Tokeshi, Dr. Ricardo Lobo Kubala, Lidia Bazarian, Giuliano Rosas
Um caminho de criação e diálogo a partir da rítmica do candomblé: uma resposta às investidas composicionais de Paulo Costa Lima
Vinicius Borges Amaro
Comunicação Oral
Resumos expandidos
A recorrência de estruturas rítmicas características na produção pianística de Ronaldo Miranda (1948-) e suas relações com elementos musicais
afro-latino-americanos.

Potiguara C. Menezes
Expressões de Ronaldo Miranda: Toccata e Estrela Brilhante
Laura Moraes Umbelino, Mauricy Matos Martin

 

Mesa Redonda
Sete Flechas (um batuque concertante), de Paulo Costa Lima:
linhas de criação, de escuta e reciprocidade
Paulo Rios Filho

 

Anais do III Festival de Música Contemporânea Brasileira



Em revisão

Em breve será disponibilizado


Edição Atual


Publicação será efetuada dia 20/05/2017 até as 23:59

Formulário de contato


Curadoria
(17) 3033 2590
thais@sintonizenacultura.com.br


Produção
(17) 3033 2590
douglas@sintonizenacultura.com.br


Dúvidas
(17) 3033 2590
fmcb@sintonizenacultura.com.br


Imprensa
(17) 3033 2590
fmcb@sintonizenacultura.com.br


Entre em contato através do formulário abaixo para esclarecer suas dúvidas e nos enviar sugestões:

Adicione o nome
Adicione o e-mail