Edino Krieger
Edino Krieger

Compositor, produtor, maestro e crítico musical

Com mais de 70 anos de carreira, Edino Krieger passeia por entre a diversidade musical brasileira compondo peças significativas para orquestras sinfônicas e de câmara, que são interpretadas no Brasil e no exterior.

A dedicação e a devoção de Edino Krieger à música são características marcantes de sua carreira: “Tive várias atividades, mas sempre relacionado à música. Eu me interessei pela composição, toquei violino até uns 20 e poucos anos. Em todos os lugares, era música”.
 

Filho do maestro Aldo Krieger, Edino cresceu rodeado de instrumentos e sons, que o levaram a desbravar as sonoridades que descobrira na infância. Ainda na adolescência, partiu para o Rio de Janeiro para ingressar no Conservatório Brasileiro de Música. Ali teve aulas com Hans-Joachim KoellreutterEm 1948 obteve uma bolsa de estudos para tomar aulas com Aaron Copland, no Berkshire Music Center, nos Estados Unidos.

 

No ano seguinte, Edino regressa ao Brasil e inicia suas atividades como produtor da Rádio MEC e como crítico musical do jornal Tribuna da ImprensaEntre as décadas de 60 e 70, suas músicas integraram trilhas sonoras de filmes como Bruma Seca (1961) e Meu pé de Laranja Lima(1970).

 

Ainda neste período produziu importantes obras de seu repertório como Ludus Symphonicus (1965), Canticum Naturale (1972) e Ritmata (1974).

"A música é a minha vida".

Edino Krieger FMCB 2
Edino Krieger. Brusque, SC.

As obras de Edino Krieger são interpretadas por uma série de de orquestras no país e no exterior.

Sua trajetória dedicada à música lhe rendeu diversos prêmios e honrarias, como o Prêmio Internacional da Paz (1955, Varsóvia), Prêmio Shell de Música (1987) e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina (1986).

 

Recebeu ainda a medalha Pedro Ernesto (1998), a mais alta comenda da cidade do Rio de Janeiro, e a Ordem do Mérito Cultural (2000), concedida pelo Ministério da Cultua.

 

Edino Krieger foi diretor do Instituto Nacional de Música da FUNARTE e da Sala Cecília Meireles.

O compositor presidiu também a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e esteve à frente da Academia Brasileira de Música por três mandatos consecutivos, nesta instituição, ocupa a cadeira de número 34.

 

Em 2011, Edino Krieger recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Seu nome e suas obras foram celebrados em um Festival de música realizado em seu estado natal.

Em reconhecimento à uma vida dedicada à música, o FMCB, homenageou o compositor Edino Krieger em sua segunda edição, realizada em 2015.

Fontes

O Município

Musica Brasilis

Vídeos

Trabalhos Sobre Edino Krieger

Para publicar em nosso site, acesse o formulário abaixo e anexe artigos acadêmicos, resenhas de livros, dissertações, teses, entrevistas e trabalhos de produção artística ou técnica que tenham como objeto central a música contemporânea brasileira, a biografia e a produção musical dos compositores homenageados pelo FMCB. Os trabalhos passam por avaliação prévia antes de serem disponibilizados e os materiais aprovados recebem certificado de publicação online.

Fotos

Saiba Mais