Novidades


Festival de Música Contemporânea Brasileira


Festival de Música Contemporânea Brasileira

Santa Catarina receberá em setembro do ano que vem, o primeiro Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger. O evento busca criar um espaço para homenagear e imortalizar o nome de Edino Krieger, promover a criação musical de compositores jovens e entrar para a agenda cultural catarinense por meio de sua realização anual. Durante os nove dias de programação, Santa Catarina será palco de seis concertos que serão realizados em Florianópolis, Joinville e Brusque, cidade natal de Krieger. 

A proposta tem como objetivo colaborar para uma efetiva democratização da cultura, oferecendo atividades gratuitas e permitindo que um público variado tenha acesso ao evento. Também serão realizadas duas mostras musicais em hospitais públicos da capital catarinense visando potencializar tratamentos de saúde por meio da música e oferecer acesso ao espetáculo a pacientes e seus familiares. 

Pensando ainda na diversidade do público, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) receberá dois workshops sobre música contemporânea nacional, abordando aspectos da criação e interpretação da música contemporânea brasileira O objetivo é a incentivar o pensamento crítico coletivo bem como ajudar na formação de público jovem. 

Promover novos talentos é um dos propósitos do Festival MCB Edino Krieger. O repertório da primeira semana de concertos será escolhido por meio de um concurso de composições que busca fomentar a criação musical brasileira e prioriza a participação de compositores catarinenses, valorizando a cultura local e enfatizando o espaço de homenagem aos catarinenses. 

O homenageado, Edino Krieger, ressalta que o concurso abrange toda a música contemporânea brasileira que, segundo seu entendimento, vai além do estilo vanguardista e experimental europeu. “Quando eu organizei as Bienais [de Música Contemporânea], nós, compositores, discutimos que essas bienais seriam um espaço para todos. Até porque a música contemporânea brasileira retrata o Brasil, que é conhecido por sua diversidade cultural”. 

O compositor enfatiza a pluralidade de elementos da cultura nacional e da música contemporânea. Além disso, Krieger e mais um compositor convidado farão parte de dois recitais comentados que buscam aproximar público e artistas. 

Os idealizadores do projeto veem essa iniciativa com grande relevância visto que pesquisas apontam a baixa participação do brasileiro em eventos culturais. De acordo com a produtora e curadora artística do festival, Thais Nicolau, é extremamente importante promover atividades que valorizem o patrimônio histórico-cultural da região. 

As projeções são de que 4 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela programação gratuita e aberta à comunidade. Além disso, os vídeos captados durante os concertos serão catalogados e disponibilizados gratuitamente, servindo como acervo e documentação da cultura contemporânea imaterial e potencializando, assim, o alcance de público do projeto como um todo. 



13/12/2017

Lista de projetos selecionados para o V Festival de Música Contemporânea Brasileira é divulgada

O festival homenageará Egberto Gismonti e Marisa Rezende em evento que acontece em março de 2018, em Campinas

leia mais

17/11/2017

Nova oportunidade para participar do V FMCB e dividir o palco com Egberto Gismonti e Marisa Rezende

O prazo de inscrição para participar do V Festival de Música Contemporânea Brasileira com propostas de pesquisa ou performance continua aberto até dia 25/11

leia mais

29/10/2017

Festival de Música Contemporânea Brasileira lança documentário oficial

Edição de 2017 que homenageou Hermeto Pascoal e Edson Zampronha divulga vídeo com os melhores momentos

leia mais

27/07/2017

Resultado do I Concurso de Composições do Festival MCB Edino Krieger é divulgado

Os sete compositores selecionados farão a estreia de suas composições na abertura do Festival em setembro

leia mais

07/06/2017

Concurso de Composições do Festival MCB Edino Krieger recebe 89 inscrições

Resultado do concurso será divulgado em 15 de junho e ganhadores farão a estreia de suas composições na abertura do Festival em setembro.

leia mais

07/04/2017

IV FMCB reuniu cerca de duas mil pessoas em quatro dias de atividades

Hermeto Pascoal e Edson Zampronha foram os homenageados da 4ª edição, que possui programação que vai de apresentações artísticas a pesquisas acadêmicas

leia mais

16/03/2017

Votações para Apresentação Artística e Comunicação Oral Destaque estão abertas

A votação segue até o final do dia 17 de março

leia mais

02/03/2017

FMCB promove masterclass com Fabio Presgrave

Encontro será realizado dia 17 de março para alunos ativos e ouvintes

leia mais

20/02/2017

Comissão divulga projetos selecionados para o IV Festival de Música Contemporânea Brasileira

O evento ocorre em março, em Campinas, com a presença dos compositores homenageados

leia mais

19/02/2017

4º Festival de Música Contemporânea Brasileira será realizado em março na cidade de Campinas

Hermeto Pascoal e Edson Zampronha são os homenageados de 2017. Com formato inédito, festival conta com a presença dos dois músicos e se debruça sobre suas obras, com programação que vai de apresentações artísticas a pesquisas acadêmicas

leia mais

20/01/2017

Festival de Música Contemporânea Brasileira

O espetáculo catarinense busca enaltecer artistas vivos, visando a democratização da cultura e o fomento a economia criativa da região. Dentre a programação, estão dois recitais comentados pelos compositores que promoverão a interação entre artistas e público

leia mais

05/12/2016

Concurso de Composições - Festival MCB Edino Krieger

Inscrições abertas para o I Concurso de Composições

leia mais