Novidades


Concurso de Composições do Festival MCB Edino Krieger recebe 89 inscrições


Concurso de Composições do Festival MCB Edino Krieger recebe 89 inscrições


O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger encerrou, em 15 de maio, as inscrições do seu I Concurso de Composições para músicos de todo o país. Ao todo, foram 89 obras de compositores de 13 estados do Brasil: AM, BA, CE, GO, MG, MS, PA, PB, PR, RJ, RS, SC, SP. Destas, 68 composições foram habilitadas para avaliação. Os compositores poderiam escolher entre duas categorias: composições para solistas ou duos e grupos de câmara com 3 a 10 intérpretes. Todas as obras deveriam ser escritas para: piano, violino, viola, violoncelo e/ou contrabaixo.

As obras selecionadas pela Comissão avaliadora do festival serão divulgadas no dia 15 de junho no site da Sintonize (www.sintonizenacultura.com.br) e irão compor o repertório do concerto de abertura do festival, no dia 28 de setembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. O compositor catarinense que deu nome ao evento, Edino Krieger, defende que a seleção é uma ferramenta para dar visibilidade a novos talentos e principalmente para compositores locais. “A medida que os catarinenses aparecem mais nesse meio, eles também criam mais. Trata-se, portanto, de um grande estímulo”, defende Krieger.

Normas de avaliação

Formado pelos músicos Dr. Acácio Piedade, Dr. Alberto Heller, Dr. Guilherme Bertissolo, Dra. Lourdes Saraiva, Dr. Luigi Irlandini, Dr. Ronaldo Miranda, a Comissão Avaliadora pontuará os projetos habilitados com notas de 0 a 10. Serão selecionadas as obras com maiores médias. Toda a avaliação será feita de maneira anônima, utilizando apenas pseudônimos.

O concurso

Com o intuito de incentivar a produção musical e fomentar a economia criativa da região, os organizadores do Festival idealizaram a seletiva juntamente com as propostas de valor do compositor homenageado, Edino Krieger. De acordo com a diretora artística, Thais Nicolau, essa atividade busca dar oportunidade a novos nomes da música contemporânea nacional, reforçando o princípio de democratização cultural e valorizando aspectos da cultura local.



07/06/2017

Concurso de Composições do Festival MCB Edino Krieger recebe 89 inscrições

Resultado do concurso será divulgado em 15 de junho e ganhadores farão a estreia de suas composições na abertura do Festival em setembro.

leia mais

07/04/2017

IV FMCB reuniu cerca de duas mil pessoas em quatro dias de atividades

Hermeto Pascoal e Edson Zampronha foram os homenageados da 4ª edição, que possui programação que vai de apresentações artísticas a pesquisas acadêmicas

leia mais

16/03/2017

Votações para Apresentação Artística e Comunicação Oral Destaque estão abertas

A votação segue até o final do dia 17 de março

leia mais

02/03/2017

FMCB promove masterclass com Fabio Presgrave

Encontro será realizado dia 17 de março para alunos ativos e ouvintes

leia mais

20/02/2017

Comissão divulga projetos selecionados para o IV Festival de Música Contemporânea Brasileira

O evento ocorre em março, em Campinas, com a presença dos compositores homenageados

leia mais

19/02/2017

4º Festival de Música Contemporânea Brasileira será realizado em março na cidade de Campinas

Hermeto Pascoal e Edson Zampronha são os homenageados de 2017. Com formato inédito, festival conta com a presença dos dois músicos e se debruça sobre suas obras, com programação que vai de apresentações artísticas a pesquisas acadêmicas

leia mais

20/01/2017

Festival de Música Contemporânea Brasileira

O espetáculo catarinense busca enaltecer artistas vivos, visando a democratização da cultura e o fomento a economia criativa da região. Dentre a programação, estão dois recitais comentados pelos compositores que promoverão a interação entre artistas e público

leia mais

05/12/2016

Concurso de Composições - Festival MCB Edino Krieger

Inscrições abertas para o I Concurso de Composições

leia mais