III FMCB - Vida e obra de Ronaldo Miranda & Paulo Costa Lima



O FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira) é um encontro internacional de estudiosos da música contemporânea brasileira. A cada ano o FMCB homenageia dois dos mais importantes compositores vivos do país. Em 2016 homenageou dois ícones da música atual: Ronaldo Miranda e Paulo Costa Lima. Foram quatro dias de atividades gratuitas e abertas ao público acadêmico e à comunidade em geral.






INSCRIÇÕES


Inscrições encerradas para esta edição.


Entre em Contato



III FMCB - Vida e obra de Ronaldo Miranda & Paulo Costa Lima

O FESTIVAL

O grande objetivo do FMCB é democratizar o acesso à cultura e, com o trabalho contínuo criar uma nova cultura de valorização da arte brasileira. A realização anual do FMCB visa reverter a atual carência do país em possuir eventos que divulgam a música erudita brasileira e que promovem a apreciação de compositores vivos para toda a população.

Em 2016, o III FMCB homenageou dois grandes compositores brasileiros: Ronaldo Miranda e Paulo Costa Lima. Ambos compositores ocupam papel importante na história da música contemporânea brasileira e impactaram particularmente o desenvolvimento musical e cultural dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. São membros da Academia Brasileira de Música e se destacam com diversos prêmios nacionais e internacionais.

O III FMCB ofereceu gratuitamente quatro dias de atividades abertas ao público acadêmico e à comunidade em geral. A abertura oficial do festival aconteceu no auditório da CPFL, em Campinas, com um recital de abertura e bate-papo com os compositores homenageados. No encontro, o público teve a chance de interagir com grandes nomes da história da música brasileira fazendo perguntas e discutindo tópicos sobre o panorama musical atual.

Os dias 17 e 18 de março foram sediados no auditório do Instituto de Artes da Unicamp, onde foram apresentados os trabalhos científicos e as pesquisas em performance. Além da interação com os compositores homenageados presentes, ocorreu também um momento de troca muito importante entre público, músicos, professores e pesquisadores de todo o país e do exterior.

 No último dia do Festival, o Concerto de Encerramento ocorreu no Teatro Municipal José de Castro Mendes com a participação especial da OSMC - Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Na área social, o evento tem uma parceria com o Centro Infantil Boldrini de Campinas, maior hospital infantil de tratamento de câncer da América Latina. O festival leva às crianças uma mostra musical gratuita, ajudando no processo de cura e oferecendo novas oportunidades de conhecimento da cultura brasileira.



HOMENAGEADOS



Produção e Corpo Editorial


  • Douglas Lopes Nicolau

    Direção de Projeto

  • Douglas Lopes Nicolau

    Direção Executiva

  • Guilherme Sauerbronn

    Editoração e Formatação - Anais

  • Thais Lopes Nicolau

    Direção Artística



  • Thais Lopes Nicolau

    Coordenação Geral

  • Thais Lopes Nicolau

    Coordenação Científica



GALERIA DE FOTOS



GALERIA DE VIDEOS

EDIÇÕES ANTERIORES

I FMCB - Vida e obra de Edmundo Villani-Côrtes & Ricardo Tacuchian

VER EDIÇÃO

II FMCB - Vida e obra de Edino Krieger & Gilberto Mendes

VER EDIÇÃO

III FMCB - Vida e obra de Ronaldo Miranda & Paulo Costa Lima

VER EDIÇÃO