I FMCB - Vida e obra de Edmundo Villani-Côrtes & Ricardo Tacuchian



Em sua primeira edição, o FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira) teve o prazer de homenagear os compositores Edmundo Villani-Côrtes e Ricardo Tacuchian em um encontro realizado nos dias 18, 19 e 20 de março de 2014. Com uma estrutura pioneira no panorama musical brasileiro, o I FMCB proporcionou uma visão global da obra dos compositores homenageados através de apresentações complementares de pesquisa e performance. O evento ofereceu também uma interação única entre compositor, músico, pesquisador e público em geral, incentivando tanto a produção de pesquisa acadêmica quanto o desenvolvimento das apresentações artísticas no país.






INSCRIÇÕES


Inscrições abertas até 15/11/2017.


Inscreva-se



I FMCB - Vida e obra de Edmundo Villani-Côrtes & Ricardo Tacuchian

O Festival


Os dois primeiros dias do I FMCB foram sediados na Universidade Estadual de Campinas, onde foram realizadas comunicações orais e discussões em Mesas Redondas abordando os temas “Edmundo Villani-Côrtes: Músico popular ou erudito?” e “Ricardo Tacuchian: Sistema-T e originalidade composicional.” Uma palestra, relatando a trajetória, obras e a situação de cada compositor na música brasileira abriu cada uma das sessões da tarde. Seguiram-se recitais de música de câmara com comentários dos próprios compositores ali presentes e outras apresentações artísticas.

O último dia do evento incluiu uma oficina de musicoterapia e recital beneficente no Centro Infantil Boldrini e encerrou-se com um recital no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O festival provou ser de grande importância no cenário artístico brasileiro. Seus fatores de pioneirismo, unindo performance e pesquisa, e homenageando compositores brasileiros vivos, proporcionam ao público, músico e pesquisador uma oportunidade de troca e enriquecimento única, contribuindo para o desenvolvimento e documentação da música contemporânea brasileira.

O I FMCB contou com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Ministério da Educação e Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp), Instituto de Artes da Unicamp, CRC&VB(Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), Centro Infantil Boldrini, Manequinho de Campinas, Ekoplast Embalagens Plásticas, Vitória e Cambuí Hotel Residence, e teve como parceiros Rotina Estúdio e MOIO Interprise.

Saiba mais

Leia o artigo de André Egg sobre o bate-papo com Edino Krieger e Gilberto mendes

Veja a notícia sobre Thiago Kreutz e a obra para violão de Edino Kreger

Confira o balanço do II FMCB, publicado pela Gazeta do Povo de Curitiba

Veja também o artigo de Thiago Kreutz, Campinas Parte I – II FMCB,  revelando suas impressões sobre o evento

Leia a carta feita pelo compositor homenageado Edino Krieger, em que discorre sobre o festival 



HOMENAGEADOS



Produção e Corpo Editorial


  • Dr. Emerson di Biaggi

    (ECA-USP/SP)

  • Dr. Mauricy Martin

    (UNICAMP/SP)

  • Dra. Denise Garcia

    (CIDDIC/SP)

  • Dra. Iracele Vera Lívero

    (USC/SP)



  • Dra. Thais Nicolau

    (Denver-MSU)



GALERIA DE FOTOS



GALERIA DE VIDEOS

EDIÇÕES ANTERIORES

I FMCB - Vida e obra de Edmundo Villani-Côrtes & Ricardo Tacuchian

VER EDIÇÃO

II FMCB - Vida e obra de Edino Krieger & Gilberto Mendes

VER EDIÇÃO

III FMCB - Vida e obra de Ronaldo Miranda & Paulo Costa Lima

VER EDIÇÃO

IV FMCB - Vida e obra de Edson Zampronha & Hermeto Pascoal

VER EDIÇÃO