IV FMCB - Vida e obra de Edson Zampronha & Hermeto Pascoal



O IV Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageou em março de 2017 dois grandes nomes da música brasileira atual: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. O Festival manteve sua estrutura inovadora unindo pesquisa à performance e oferecendo uma visão global da vida e obra dos compositores homenageados através de recitais, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas






INSCRIÇÕES


Inscrições abertas até 15/11/2017.


Inscreva-se



IV FMCB - Vida e obra de Edson Zampronha & Hermeto Pascoal

Incentivo: Proac-ICMS
Código: 21017

O Festival

Marcado pelo pioneirismo, o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) chegou à sua quarta edição em 2017. O evento foi realizado em Campinas, entre 14 e 18 de, com atividades na Unicamp, no Instituto CPFL e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.
O festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores que se destacam no cenário musical do país. Uma proposta que promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos.

Em 2017, o festival prestou homenagens a Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, dois grandes mestres da música contemporânea. Ao todo, foram cinco dias consecutivos de atividades gratuitas, com programação diversa e aberta ao público. A programação completa do evento incluiu mesas-redondas, recitais e concertos que visitaram as obras dos homenageados, uma mostra musical no Centro Infantil Boldrini e apresentações de trabalhos acadêmicos com análises sobre suas peças e estilos, unindo a pesquisa à performance.

O concerto de abertura ocorreu no dia 15 de março, a partir das 20h30 no Instituto CPFL, com um bate-papo com os homenageados. Na sequência, dois recitais comentados por eles foram realizados nos dias 16 e 17 de março, sempre às 20h30, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”. Estas atividades serviram como uma oportunidade de ouvi-los falar pessoalmente sobre suas próprias obras. O bate-papo permitiu ao público fazer perguntas diretamente aos compositores e os recitais comentados tornaram possível saber mais sobre o processo de criação, além de trazer detalhes sobre as influências que os inspiraram.

No Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram realizadas principalmente as atividades relacionadas às pesquisas acadêmicas, com apresentação dos projetos selecionados pelo Comitê Científico. Ao todo, foram selecionados 15 projetos, com trabalhos e estudos voltados às obras do compositor Edson Zampronha, referência em música contemporânea e pesquisador sobre o gênero, semiótica e tecnologia musical; e de Hermeto Pascoal, considerado um dos maiores gênios em atividade na música e famoso por sua capacidade de extrair sons de qualidade de qualquer objeto. 

Outra atividade de destaque foi a mesa redonda em que convidados e especialistas debateram sobre os dois compositores homenageados, passando pela vida e obra deles. Nesta atividade, o público pode interagir com os especialistas e fazer perguntas sobre os temas discutidos.

No concerto de encerramento, no dia 18 de março, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com a participação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, os homenageados retornaram à cena e falaram brevemente sobre as obras que foram executadas no concerto, com um preâmbulo conceitual.




HOMENAGEADOS



Produção e Corpo Editorial


  • Douglas Lopes Nicolau

    Direção Executiva

  • Douglas Lopes Nicolau

    Direção de Projeto

  • Juliana Hilal

    Fotografia

  • Thais Lopes Nicolau

    Direção Artística



  • Thais Lopes Nicolau

    Coordenação Geral

  • Thais Lopes Nicolau

    Coordenação Científica

  • Thais Lopes Nicolau

    Editoração e Formatação - Anais



GALERIA DE FOTOS



GALERIA DE VIDEOS

EDIÇÕES ANTERIORES

I FMCB - Vida e obra de Edmundo Villani-Côrtes & Ricardo Tacuchian

VER EDIÇÃO

II FMCB - Vida e obra de Edino Krieger & Gilberto Mendes

VER EDIÇÃO

III FMCB - Vida e obra de Ronaldo Miranda & Paulo Costa Lima

VER EDIÇÃO

IV FMCB - Vida e obra de Edson Zampronha & Hermeto Pascoal

VER EDIÇÃO