Ricardo Tacuchian


Ricardo Tacuchian nasceu no Rio de Janeiro, em 1939. Começou a compor aos 9 anos, época em que iniciou seus estudos musicais com Nelly Adelino dos Santos. Graduado em Piano, Composição e Regência pela UFRJ e Doutor em Composição pela University of Southern California, ele possui mais de 250 títulos em seu catálogo de obras. Suas composições já foram tocadas no Brasil, Rússia, na maioria dos países da Europa e das Américas, num total de cerca de mil e quinhentas  apresentações ao vivo, além de programas radiofônicos, no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Durante a década de 70, compôs oito Estruturas, para diferente grupos instrumentais, obras equilibradas entre o experimentalismo e a emoção. As principais orquestras brasileiras incluem sua obra em seus programas e sua Discografia alcança mais de 70 fonogramas em 32 diferentes CDs. Dentre as atividades exercidas por Tacuchian destacam-se a regência, o ensino acadêmico, a pesquisa, a musicologia e a gestão de instituições. O músico lecionou na New York University e na Universidade Nova de Lisboa e faz parte da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea desde 1976, sendo membro eleito da Academia Brasileira de Música em 1981 e presidente em duas ocasiões.

Tacuchian também regeu o maior conjunto instrumental de toda a história da música brasileira: uma banda com dois mil instrumentistas (Rio de Janeiro: Praça da Apoteose, 15/12/1985). Seu nome é verbete do Grove Music Dictionary II (2001), do Baker’s Biographical Dictionary of Musicians. 9 th edition (2000) e do Die Musik in Geschichte und Gegenwart, MGG (2007). Foi homenageado no I FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira)


Citações sobre o compositor



“Ricardo Tacuchian, depois de Villa-Lobos, é um dos mais prolíficos compositores brasileiros para violão"
Biblioteca Nacional (Brasil)

“O que me chamou a atenção foi o modo como Tacuchian se dedicou ao violão ao longo de seus anos como compositor, com uma produção extensa e um concerto para o instrumento que está entre os mais brilhantes já escritos”
Humberto Amorim (violinista).

"Transparências de Ricardo Tacuchian cria cativantes cores e texturas contrastantes para piano e vibrafone."
The New York Times (Estados Unidos)

Galeria de fotos do compositor

 



OUTROS COMPOSITORES

Edino Krieger

Compositor e multi instrumentista

Edmundo Villani-Côrtes

Maestro, compositor, arranjador e professor

Edson Zampronha

Compositor

Gilberto Mendes

Compositor, arranjador e instrumentista

Hermeto Pascoal

Compositor arranjador e multi-instrumentista

Paulo Costa Lima

Compositor, arranjador, multiinstrumentista e professor

Ricardo Tacuchian

Maestro, compositor e arranjador

Ronaldo Miranda

Compositor