Edmundo Villani-Côrtes


Maestro, compositor, arranjador e professor


http://www.villanicortes.com.br


vídeos


fotos


I FMCB


Nascido em 1930, em Juiz de Fora (MG), Edmundo Villani-Côrtes teve seu primeiro contato com a música no meio familiar, onde, aos 9 anos, aprendeu a tocar cavaquinho e violão. Pianista, arranjador, regente e compositor, Villani-Côrtes possui um catálogo com mais de 200 obras, realizou diversas apresentações nacionais e internacionais e lecionou em importantes instituições de ensino. Durante sua formação musical estudou brevemente com Camargo Guarnieri e Joachim Koellreuter, experimentando novas técnicas composicionais e assimilando em suas obras uma grande variedade de estilos.

Professor Doutor em composição da UNESP (aposentado), ele foi escolhido como um dos compositores vivos mais importantes no Brasil pelo projeto de pesquisa “Música Contemporânea Brasileira” (2004) da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural de São Paulo.  Villani-Côrtes também venceu inúmeros concursos como o “Noneto de Munique”, patrocinado pelo Instituto Goethe do Brasil, conquistou sete prêmios pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e possui mais de 40 CDs gravados em países como Japão, França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Brasil.

Villani-Côrtes é considerado um dos compositores mais tocados no Brasil e sua música foi assunto de diversos trabalhos de pesquisa no país e no exterior. Ocupante da cadeira nº11 da Academia Brasileira de Música, ele foi um dos músicos homenageado do I FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira).



OUTROS COMPOSITORES

Edino Krieger

Compositor e multi instrumentista

Edmundo Villani-Côrtes

Maestro, compositor, arranjador e professor

Edson Zampronha

Compositor

Gilberto Mendes

Compositor, arranjador e instrumentista

Hermeto Pascoal

Compositor arranjador e multi-instrumentista

Paulo Costa Lima

Compositor, arranjador, multiinstrumentista e professor

Ricardo Tacuchian

Maestro, compositor e arranjador

Ronaldo Miranda

Compositor