Edson Zampronha


Edson Zampronha nasceu no Rio de Janeiro em 1963. Sua obra oferece uma nova expressividade ao panorama da música clássica avançada: uma nova perspectiva que abre caminhos originais para a experiência musical e exploração sonora unida a uma linguagem muito comunicativa com o público. Tem recebido encomendas de diversos grupos e instituições, como do Museum für Angewandte Kunst, em Colônia (Alemanha); da Fundação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP (Brasil); do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras - CMMAS (México), e da XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea - FUNARTE.

Suas obras têm sido apresentadas em importantes salas de concerto, como no Auditório 400 do Museo Nacional Reina Sofía em Madri, Espanha; no CBSO Centre de Birmingham, Inglaterra, e na Sala São Paulo, Brasil. É autor do livro Notação, Representação e Composição e organizou cinco outros livros sobre música. Edson Zampronha é Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e realizou pesquisa de Pós doutorado em música na Universidade de Helsinque (Finlândia).

Em 2016, teve uma obra encomendada para integrar o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Compôs Naturalis, uma obra para clarinete e apresentada por José Luiz Braz no Centro Cultural Authos Pagano em São Paulo e teve a composição Inverno tocada pela Orquestra Sinfônica de Sergipe. Além disso, fez a música do curta metragem La Trampa, que concorre a prêmios em diversos festivais. É Professor na Universidade de Oviedo, Espanha e um dos músicos homenageados do IV FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira)

Citações

"Um dos mais originais compositores da atualidade"
Revista Bravo! (São Paulo)

"Edson Zampronha é compositor de reconhecido prestígio internacional e um extraordinário comunicador"
Jornal ABC (Espanha)

"Um dos principais compositores da nova geração erudita brasileira"
Jornal O Estado de São Paulo (São Paulo)



OUTROS COMPOSITORES

Edino Krieger

Compositor e multi instrumentista

Edmundo Villani-Côrtes

Maestro, compositor, arranjador e professor

Edson Zampronha

Compositor

Gilberto Mendes

Compositor, arranjador e instrumentista

Hermeto Pascoal

Compositor arranjador e multi-instrumentista

Paulo Costa Lima

Compositor, arranjador, multiinstrumentista e professor

Ricardo Tacuchian

Maestro, compositor e arranjador

Ronaldo Miranda

Compositor