Marisa Rezende


Compositora, pianista, pós-doutorada


vídeos


V FMCB


Nascida no Rio de Janeiro, Marisa Rezende é compositora e pianista, com mestrado e doutorado realizados na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, e pós-doutorado na Universidade de Keele, Inglaterra. Entre 1976 e 1987, foi professora da UFPe e professora titular de Composição da EM/UFRJ até 2002, onde fundou o Grupo Música Nova.

Marisa Rezende também trabalhou com artistas plásticos em instalações multimídia e recebeu em 1999 a Bolsa Vitae de Artes para compor o espetáculo “O (In)dizível”. Participou de festivais nacionais e internacionais, como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro; o Festival Música Nova, em São Paulo; o Sonidos de las Américas, em Nova York; o Festival Brasilianischer Musik, em Karlsruhe (Alemanha). Entre as encomendas que recebeu, ressaltam-se Vereda (2003), Avessia (2005) e Viagem ao Vento (2008). Teve obras executadas por grupos como Lontano Ensemble, de Londres; Da Capo Players, de Nova York; além da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Entre 2011 e 2017 compôs “Olho d´água”, para conjunto de câmera, “Trama”, para violoncelo e orquestra de câmera, “Fragmentos”, para orquestra de câmera, e “Ciclo”, para quinteto misto, como encomendas para as XIX, XX, XXI, e XXII Bienais de Música Contemporânea Brasileira da Funarte. Em 2016, recebeu a medalha Villa-Lobos da Academia Brasileira de Música, como reconhecimento por sua obra. Será homenageada no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, em 2018.




Citações sobre o compositor



“A compositora alia a música de vanguarda a uma exploração harmônica que permite o uso da consonância, da periodicidade e da linearidade em seu discurso musical.”
(Itaú Cultural)

“Veredas, obra de 2003 de Marisa Rezende que brinca sem preconceito com os sons, num total domínio da massa sinfônica.”
Folha de S. Paulo (São Paulo)

Galeria de fotos do compositor

 

Saiba Mais clicando nos botões



OUTROS COMPOSITORES

Edino Krieger

Compositor e multi instrumentista

Edmundo Villani-Côrtes

Maestro, compositor, arranjador e professor

Edson Zampronha

Compositor e professor

Egberto Gismonti

compositor, multinstrumentista

Gilberto Mendes

Compositor, arranjador e instrumentista

Hermeto Pascoal

Compositor arranjador e multi-instrumentista

Marisa Rezende

Compositora, pianista, pós-doutorada

Paulo Costa Lima

Compositor, arranjador, multiinstrumentista e professor

Ricardo Tacuchian

Maestro, compositor e arranjador

Ronaldo Miranda

Compositor