Paulo Costa Lima


Compositor, arranjador, multiinstrumentista e professor


http://www.paulolima.ufba.br/


vídeos


III FMCB


Nascido na cidade de Salvador, em 1954, Paulo Costa Lima se aproximou da música aos 11 anos, através do violão popular e repertório da jovem guarda. Na época da graduação, foi discípulo de Ernst Widmer e começou a lecionar aos 25 anos, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e foi. Influenciado pelos ritmos de sua terra natal, sua obra mistura o formalismo europeu às raízes culturais brasileiras e seu catálogo contém 106 obras e 350 performances em mais de 15 países. Além da graduação em Composição e do Mestrado em Educação Musical, com Richard Cowell, ambos obtidos na University of Illinois, concluiu Doutorado em Educação pela UFBA.

Paulo participou de vários festivais: Lincoln Center, na sala Rode Pompe (Bélgica) e no Teatro Brás Cubas (Santos); e recebeu prêmios por suas composições Bolsa Vitae, Série Criadores do Brasil-OSESP e Prêmio Nacional de Composição da FUNARTE. O músico também é reconhecido na área acadêmica, onde ensina disciplinas de composição e análise musical e é autor de dezenas de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Seus principais interesses de pesquisa são: composição e cultura, ensino de composição, música e psicanálise, gestão da universidade e cultural.

Homenageado com a mais alta comenda do Legislativo Municipal, Paulo recebeu a Medalha Thomé de Souza e é verbete do Grove Dictionary of Music and Musicians (2001), a maior enciclopédia musical da atualidade. Pesquisador CNPq, ocupante da cadeira nº 8 da Academia de Letras da Bahia, ele foi um dos compositores homenageados do III FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira).


Citações sobre o compositor



“O compositor funde linguagens como a da música negra, com o gosto pela experimentação radical. Paulo Costa Lima é eclético porque nasceu em São Salvador (Bahia), o caldeirão de raças faz o diferencial de sua extensa e notável produção.”
(Instituto CPFL)

“Sua atividade docente é tão ampla e diversa quanto sua atividade composicional e intelectual. Sua trajetória como estudioso que abrange diversos campos do conhecimento - não apenas reverbera, mas fundamenta toda sua prática docente”
(Alunos e ex-alunos da UFBA).

Galeria de fotos do compositor

 



OUTROS COMPOSITORES

Edino Krieger

Compositor e multi instrumentista

Edmundo Villani-Côrtes

Maestro, compositor, arranjador e professor

Edson Zampronha

Compositor

Gilberto Mendes

Compositor, arranjador e instrumentista

Hermeto Pascoal

Compositor arranjador e multi-instrumentista

Paulo Costa Lima

Compositor, arranjador, multiinstrumentista e professor

Ricardo Tacuchian

Maestro, compositor e arranjador

Ronaldo Miranda

Compositor